/

Revelada fotografia do corredor secreto na Grande Pirâmide de Gizé

Francisco Gomes / Unsplash

Grande Pirâmide de Gizé.

A primeira fotografia do corredor secreto descoberto na Grande Pirâmide de Gizé foi agora divulgada. O seu propósito ainda é um mistério.

Uma equipa de arqueólogos identificou e mapeou um corredor secreto na Grande Pirâmide de Gizé, cuja existência se suspeitava desde 2016. O corredor tem 9 metros de comprimento e 2,1 metros de largura.

Este domingo, foi divulgada a primeira fotografia deste corredor, através das redes sociais do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.

“Em conferência de imprensa internacional, em frente à Grande Pirâmide do Rei Khufu, o ministro anunciou os resultados do projeto de exploração “ScanPyramids”: foi descoberto um corredor na face norte da Grande Pirâmide, com um comprimento de 9 metros e uma largura de 2,10 metros”, lê-se na publicação.

Acredita-se que o corredor terá sido criado para redistribuir o peso da pirâmide em torno da entrada principal, quando foi construída. Os resultados do estudo foram publicados na semana passada na revista científica Nature Communications.

No entanto, há outras teorias para explicar aquilo que os cientistas chamam de “big void”, ou o “grande vazio”. Alguns especialistas argumentam que o vazio pode ser resultado de como a pirâmide foi construída, uma rampa interna usada para mover os blocos de pedra, que foi deixada ou preenchida com entulho.

Ainda não se sabe o que esconde este corredor secreto mas, com cuidado, a equipa espera encontrar “algo importante” em breve.

Sébastien Procureur / Nature Communications

Uma teoria um pouco mais emocionante é que o corredor poderá levar a uma câmara funerária secreta. Quando as pirâmides foram abertas e exploradas pela primeira vez, os arqueólogos encontraram várias câmaras, incluindo uma com um sarcófago que se pensava conter o próprio Khufu. No entanto, quando o sarcófago foi aberto, estava vazia, explica a IFLScience.

Esta pirâmide, considerada a principal de todas as Grandes Pirâmides de Gizé, terá sido construída há cerca de 4.500 anos.

Milénios depois, ainda não há consenso científico sobre o modo como os egípcios construíram esta “maravilha do mundo”. E todas as investigações são feitas com cautela, ou ficam suspensas, à espera de tecnologia mais avançada e segura.

Em 2016, foram descobertas na Grande Pirâmide de Gizé duas cavidades que ficaram escondidas do olhar dos cientistas que estudam, há vários anos, a que é uma das Grandes Maravilhas do Mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.