Famoso cientista divulgou incrível foto de “estrela distante”. Era só uma fatia de chouriço

1

Étienne Klein / Twitter

Não é a Proxima Centauri. É só uma fatia de chouriço.

Um físico partilhou uma fotografia de Proxima Centauri que dizia ter sido tirada pelo telescópio James Webb. Mais tarde, revelou que era apenas uma fatia de chouriço.

Étienne Klein é um físico francês, formado pela Escola Normal Superior de Paris, atualmente a ocupar o cargo de diretor de investigação do Commissariat à l’énergie atomique et aux énergies alternatives. No CERN, esteve envolvido no projeto do Grande Colisor de Hadrões.

Na semana passada, Klein partilhou uma fotografia da Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, localizada a 4,2 anos-luz da Terra. A foto em causa teria sido tirada pelo novo telescópio espacial James Webb.

“Este nível de detalhe…”, lê-se na descrição da publicação no Twitter. “Um novo mundo é revelado dia após dia”.


Ora, dado o invejável currículo do físico francês, ninguém tinha razões aparentes para duvidar de si. A fotografia mostrava uma esfera avermelhada com umas tonalidades brancas — quase parecendo uma fatia de chouriço. A questão é que era mesmo uma fatia de chouriço.

Poucos dias após ter divulgado a publicação, Klein revelou que a fotografia não era obra do telescópio mais poderoso do mundo, mas, pelo contrário, tinha vindo diretamente de uma charcutaria espanhola.

“De acordo com a cosmologia contemporânea, nenhum objeto pertencente à charcutaria espanhola existe em qualquer lugar além da Terra”, disse o famoso físico gaulês após pedir desculpa por enganar tantas pessoas.

Em declarações ao Le Point, Klein explicou que a ideia era precisamente educar as pessoas sobre as fake news. Nem mesmo as fontes mais credíveis estão livres de um julgamento ponderado por parte do leitor.

  Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.