Fóssil mostra ancestral réptil marinho a engolir uma presa enorme

Wikimedia

Representação de um Ictiossauro (E) e de um Plesiossauro (D), por Édouard Riou (1863).

Um fóssil de um antigo ictiossauro mostra que este réptil marinho morreu pouco depois de engolir uma presa enorme. A criatura terá partido o pescoço, acreditam os investigadores.

Os ictiossauros são répteis marinhos que desapareceram um pouco antes da extinção dos dinossauros. Uma equipa de investigadores encontrou um fóssil de uma destas criaturas com cinco metros de comprimento com um corpo de um animal de quatro metros no interior do seu estômago.

“É o maior de todos os tempos”, salientou Ryosuke Motani, da Universidade da Califórnia. Aparentemente, o ictiossauro terá-se magoado no pescoço no processo de consumir a pesa e acabou por morrer pouco mais tarde, escreve a New Scientist.



Os cientistas não conhecem bem a dieta destes répteis marinhos, embora saibam que, pela forma dos seus dentes, alguns dos maiores espécimes eram predadores de topo que caçavam grandes presas.

“Havia algo no seu estômago que estava saliente”, explicou Motani, que juntamente com a sua equipa esteve sete anos a tentar identificar a presa dentro do estômago do ictiossauro. Os resultados do estudo foram publicados este mês na revista científica iScience.

A última refeição deste ancestral réptil marinho foi um talattossauro, que embora tenha um tamanho quase idêntico ao ictiossauro, é bem mais magro. Na altura em que o fóssil foi descoberto, em 2010, esta espécie ainda era desconhecida à ciência.

O ictiossauro mordeu a cabeça e a cauda do talattossauro, provavelmente sacudindo-o. De seguida, engoliu todo o corpo decapitado e sem cauda, explicou a New Scientist. “O pescoço foi partido a um ponto de não conseguir segurar o crânio”, disse Motani. “Não conseguia respirar”.

Motani realça que este talattossauro poderá ter sido um espécime anormalmente grande, já que os restantes teriam apenas entre um e dois metros de comprimento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol, e uma revisão discutível no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …