Encontrado fóssil gigantesco de preguiça da era do gelo

Esta descoberta pode ser importante para perceber o que levou à extinção completa desta antiga espécie, há 10 mil anos atrás.

Na semana passada, um casal de nacionalidade argentina estava a passear numa praia, em Buenos Aires, quando encontrou algo de extraordinário: descobriu restos de um estranho animal que, como se revelou posteriormente, habitou a era do gelo, há 3,3 milhões de anos.

Segundo o Clarín, Marcelo Lima e Marianela Amaya entraram em contacto com o Museu Municipal de Ciências Naturais Lorenzo Scaglia logo após terem feito o achado. Os especialistas confirmaram que se tratava de uma preguiça gigantesca pré-histórica (megatherium), espécie que habitava o nosso planeta durante o período Plioceno.

Matías Tagioretti, paleontólogo do Museu Municipal de Ciências Naturais Lorenzo Scaglia, explicou que naquele período um grande meteorito com cerca de 1 km de diâmetro atingiu a Terra, tendo provocado uma forte explosão. Em seguida, provocou também chuva de terra derretida que, quando arrefeceu, formou sedimentos.

São exatamente estes os sedimentos que o casal argentino encontrou, juntamente com o fóssil do animal. Assim, foi possível determinar a idade deste animal.

Segundo Tagioretti, esta descoberta poderia ajudar a compreender a razão pela qual este animal se extinguiu completamente há 10 mil anos.

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …