Fóssil peruano exposto no Japão há 17 anos afinal era uma nova espécie de baleia

(dr) city.gamagori.lg.jp

-

O fóssil de uma baleia encontrado no Peru e exposto no Japão há 17 anos foi identificado como uma nova espécie de cetáceo do Mioceno tardio, período que vai desde há 10 milhões até há cinco milhões de anos.

Trata-se de “uma descoberta-chave para conhecer a evolução das baleias”, disse hoje à agência Efe a curadora Naoko Miyagawa, do Museu da Terra, Vida e Mar de Gamagori, onde se encontra exposto, desde a sua inauguração em 1999, o esqueleto de oito metros de comprimento, cuja valia se desconhecia.

O fóssil é de um exemplar de uma nova espécie da família dos balenoptéridos, conhecidos comummente como rorquais, que incluem os maiores animais da Terra e representam mais de metade da subespécie dos misticetos (baleias de barbas).

Uma casualidade levou à descoberta, já que a investigação, levada a cabo pela comunidade científica britânica Royal Society, começou a propósito de uma visita ao museu, em fevereiro de 2015, de um grupo de especialistas que aventaram a possibilidade de se tratar de uma nova espécie, dadas as diferenças relativamente aos exemplares conhecidos de rorquais.

“Foi possível determinar como uma nova espécie graças à caraterística do crânio do esqueleto“, explicou Naoko Miyagawa.

O esqueleto, encontrado após uma escavação na região peruana de Arequipa há 26 anos, foi adquirido em 1998 para a inauguração do museu que agora prepara uma nova exposição centrada neste exemplar que vai ser inaugurado em março do próximo ano.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

The Rock é o ator mais bem pago do mundo

A revista Forbes revelou esta quarta-feira a sua lista anual dos atores mais bem pagos do mundo. O primeiro lugar é ocupado por um repetente. Dwayne "The Rock" Johnson voltou a ser o ator mais bem …

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …

Choveu água preta em São Paulo

Na tarde de segunda-feira um fenómeno climático transformou o dia em noite na cidade de São Paulo em plena tarde. E choveu água preta. Nas redes sociais há inúmeras imagens de copos, garrafas e baldes que …

Macron vai encontrar-se com iranianos para debater acordo nuclear

O Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na quarta-feira que vai encontrar-se com representantes do Irão antes da reunião do G7, que decorre no próximo fim de semana, para trabalhar em propostas que salvaguardem o …

Pentágono confirma morte do filho de Osama bin Laden

O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Mark Esper, confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho e herdeiro do fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden. "Esse é o meu entendimento", disse Mark Esper, numa …

Homem detido por filmar por baixo das saias de mais de 550 mulheres no metro de Madrid

Um colombiano de 53 anos foi detido e ficou em prisão preventiva nesta quarta-feira, em Madrid, acusado de filmar vídeos por baixo das saias de mais de 550 mulheres — algumas menores — e publicá-los …

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …