Novo fóssil de macaco descoberto. É o ancestral mais antigo do gibão

lucianosilva / Flickr

Os gibões estão actualmente sob ameaça de extinção devido à actividade do Homem

Um fóssil de macaco com 13 milhões de anos descoberto na Índia pertence ao ancestral mais antigo do gibão, revela uma nova investigação.

A descoberta preenche um grande vazio no registo fóssil dos símios e fornece novas evidências importantes sobre quando os ancestrais do gibão migraram de África para a Ásia.

Os resultados do estudo foram publicados esta semana na revista científica Proceedings of the Royal Society B. O fóssil, um molar inferior, pertence a uma espécie até então desconhecida, batizada de Kapi ramnagarensis. É a primeira nova espécie de macaco descoberta no sítio arqueológico de Ramnagar, na Índia.



“Soubemos imediatamente que era um dente de primata, mas não se parecia com o dente de nenhum dos primatas encontrados anteriormente na área”, disse o líder da investigação, Christopher C. Gilbert, citado pela Phys.

“Pela forma e tamanho do molar, a nossa suposição inicial era que poderia ser de um ancestral do gibão, mas parecia bom demais para ser verdade, dado que o registo fóssil de macacos menores é virtualmente inexistente. Existem outras espécies de primatas conhecidas durante esse tempo, e nenhum fóssil de gibão foi encontrado em qualquer lugar perto de Ramnagar. Portanto, sabíamos que teríamos que fazer o nosso trabalho de casa para descobrir exatamente o que era este pequeno fóssil”, acrescentou o especialista.

O fóssil foi descoberto em 2015, mas só agora é que os cientistas concluíram os anos de estudo, análises e comparações para verificar a validade do seu argumento.

“O que descobrimos foi bastante convincente e apontava inegavelmente para as afinidades entre o dente de 13 milhões de anos e os gibões”, disse a coautora do estudo Alejandra Ortiz.

“Mesmo que, por enquanto, tenhamos apenas um dente e, portanto, precisemos de ser cautelosos, esta é uma descoberta única. Ela atrasa o mais antigo registo fóssil conhecido de gibões em pelo menos cinco milhões de anos, fornecendo um muito necessária vislumbre dos primeiros estágios da sua história evolutiva”, acrescentou.

O estudo contribui para a ideia de que a migração de grandes macacos e macacos menores de África para a Ásia aconteceu mais ou menos na mesma época e nos mesmo locais.

“Saber que os ancestrais do gibão e do orangotango existiram no mesmo local no norte da Índia há 13 milhões de anos e podem ter uma história de migração semelhante pela Ásia é muito porreiro”, confessou o coautor Chris Campisano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A luz solar pode tornar os sacos de plástico (ainda) mais perigosos para o ambiente

A exposição ao sol dos sacos plásticos cria dezenas de milhares de novos componentes químicos que se podem dissolver na água, num processo que é bastante rápido. Os danos dos sacos de plástico para o ambiente …

Afinal, as dietas detox não são tão milagrosas como prometem

As dietas detox ganharam muita popularidade nos últimos anos, mas os nutricionistas argumentam que as promessas feitas por estes regimes alimentares não têm bases científicas. Explodiram em popularidade nos últimos tempos, mas parece que as dietas …

Processo Príncipe André. Tribunal de Nova Iorque faz audição pré-julgamento

Os advogados da mulher que alega ter sido abusada por André argumentaram em tribunal que o Príncipe já foi informado do processo. Depois de ter sido processado por uma alegada vítima de abusos sexuais, o processo …

Mulheres podem vir a fazer parte da Guarda Suíça do Vaticano. Quartel adaptado já está a ser projetado

Apesar de ainda não haver permissão para a sua presença na Guarda Suíça do Vaticano, já está a ser projetado um quartel adaptado à acomodação de mulheres. Atualmente, o corpo de elite que protege o papa …

Projeto vai testar inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) integram um projeto que visa desenvolver novos algoritmos para testar o uso da inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico, foi anunciado esta segunda-feira. Em …

Jerónimo pede "mais tento" a Costa nas críticas aos autarcas do PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sugeriu hoje a António Costa que tenha “mais tento” e “mais cuidado” nas críticas apontadas aos autarcas comunistas, considerando que é “inquestionável” o trabalho da CDU ao serviço …

China e Vietname devem "evitar aumento das disputas" no Mar do Sul da China

A China e o Vietname devem se abster de ações unilaterais em relação ao Mar do Sul da China para não potenciar as disputas já existentes, afirmou o conselheiro de estado chinês Wang Yi. Segundo o …

Covid-19: Governo convoca para quinta-feira reunião no Infarmed sobre situação epidemiológica

As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, juntando políticos e especialistas, vão ser retomadas esta quinta-feira no Infarmed, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo. A reunião de quinta-feira, …

Portugal estreia-se no Mundial de Futsal com uma vitória por 4-1 frente à Tailândia

A selecção lusa estreou-se com uma goleada frente à Tailândia e garantiu o segundo lugar do grupo, estando apenas atrás de Marrocos devido à diferença de golos. Não havia melhor maneira de começar a campanha do …

Um novo nanomaterial continua seco submerso - e pode tornar o combustível mais eficiente

A nova criação distingue-se de descobertas anteriores semelhantes porque mantém-se completamente seca mesmo depois de estar submersa durante várias horas - e tem muito potencial. Parece coisa de ficção científica, mas tornou-se realidade. Uma equipa de …