Fóssil de árvore com 10 milhões de anos revela uma drástica mudança ambiental

(dr) Rodolfo Salas Gismondi / STRI

O fóssil de árvore gigante descoberto no Altiplano, no Peru

Investigadores a trabalhar no Altiplano, no Peru, descobriram um fóssil de árvore gigante enterrado nas planícies. Os 10 milhões de anos de história revelados não combinam com o que os cientistas achavam saber sobre o clima antigo.

De acordo com o site Science Alert, o fóssil desta árvore gigante revelou que, na altura em que esta morreu, em meados do período Neogeno, o clima da América do Sul era muito mais húmido do que se pensava.

“Esta árvore e as centenas de amostras fósseis de madeira, folhas e pólen que recolhemos durante a expedição revelam que, quando estas plantas eram vivas, o ecossistema era mais húmido – ainda mais do que os modelos climáticos do passado previam”, declarou Camila Martinez, paleobotânica do Instituto de Pesquisa Tropical Smithsonian (STRI), localizado no Panamá.

“Provavelmente, não existe um ecossistema moderno comparável, porque as temperaturas eram mais altas quando estes fósseis foram depositados há 10 milhões de anos“, acrescentou a investigadora, uma das autoras do estudo publicado, a 28 de agosto, na revista científica Science Advances.

Segundo o mesmo site, muita coisa mudou ao longo desses 10 milhões de anos para transformar a área de um ecossistema húmido e diverso no estado árido e esparso em que se encontra hoje – pelo menos uma mudança na elevação de cerca de dois mil para quatro mil metros.

E os fósseis de plantas recuperados com apenas cinco milhões de anos sugerem que a maior parte da mudança já havia ocorrido naquela época. Estas mostram evidências de gramíneas, samambaias, ervas e arbustos, sugerindo um ecossistema semelhante ao de Puna dos dias de hoje, ao invés de um que poderia ter sustentado o crescimento de árvores enormes.

Na escala da história da Terra, essa é uma mudança rápida num curto espaço de tempo, causada por movimentos na litosfera da Terra sob a América do Sul ao longo de muitos milhões de anos.

“O registo fóssil da região diz-nos duas coisas: tanto a altitude como a vegetação mudaram dramaticamente num período relativamente curto de tempo, apoiando a hipótese que sugere que a elevação tectónica dessa região ocorreu em pulsos rápidos”, disse o paleobotânico do STRI, Carlos Jaramillo, e outro dos autores da pesquisa.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • A questão é que as alterações climáticas drásticas (como as que estão a ocorrer actualmente) dão origem à extinção de espécies em massa, e a espécie humana não é imune a essa extinção, tanto porque depende enormemente da biodiversidade e da saúde do ecossistema para sobreviver, como pode ver-se directamente afectada e ser ela própria extinta devido a possíveis condições ambientais incompatíveis com a sobrevivência da nossa espécie…

  1. Segundo o artigo, as alterações drásticas deveram-se a uma súbita mudança na altitude dessa zona devido a uma elevação tectónica de 2000 para 4000 metros.
    Nada tem a ver com as alterações climáticas originadas pelo Homem.

  2. Como é possível afirmar que o fóssil tem 10 milhões de anos? O carbono 14 não está preparado para discutir estes assuntos, de datas tão díspares. Em minha opinião é mais um artigo para entreter.

RESPONDER

Rainha de Inglaterra apoia o movimento "Black Lives Matter"

A Rainha Isabel II e toda a Família Real Britânica apoiam o movimento "Black Lives Matter". A garantia é dada por Ken Olisa, o primeiro sargento afro-descendente condecorado com a Ordem do Império Britânico de …

11 de setembro de 2001: Como aconteceu

Um trovão num céu que parecia apenas azul. No dia 11 de setembro de 2001, ataques antes impensáveis atingiram os Estados Unidos, país que acreditava ser intocável depois de vencer a Guerra Fria, e destruíram …

Loucura na Premier League na (segunda) estreia de Ronaldo no United. Só Guardiola está farto

Hoje é dia de Cristiano Ronaldo. O português faz a sua segunda estreia, neste sábado, com a camisola do Manchester United na partida com o Newcastle, em jogo da Premier League. E só se fala …

ADSE aumentou preços no Algarve para evitar partos em Espanha. Agora, vai mudá-los em todo o país

O conflito com os prestadores de serviços de saúde que têm convenções com a ADSE, no âmbito das novas tabelas de preços, foi motivado pelo aumento dos pagamentos pelos partos no Algarve. É o que …

Neymar marcou golo histórico. E já não sabe "o que é preciso fazer mais" para o respeitarem

Neymar perdeu a paciência. E no fim da vitória da seleção brasileira sobre o Perú, no qual foi uma das figuras em destaque na equipa, desabafou: "não sei mais o que faço com esta camisola …

Nova tecnologia da Mercedes vai permitir controlar o carro com a mente

Ao mesmo tempo que os cientistas trabalham para desenvolver implantes cerebrais para reverter danos causados por doenças, a Mercedes Benz está a trabalhar numa tecnologia que irá permitir controlar os carros através do pensamento. Um vislumbre …

Está fechado: David Luiz no Flamengo

O Flamengo acertou esta sexta-feira a contratação do central brasileiro David Luiz, que regressa ao ativo depois de dois meses sem clube. A apresentação do jogador deverá acontecer na próxima segunda-feira.  David Luiz vai mesmo ser …

Funcionária de hospital privado "expulsa" após recusar cumprir um horário de 10 horas

Uma funcionária do Hospital Privado de Gaia, que exerce também funções de delegada sindical, foi "expulsa" do posto de trabalho após recusar cumprir um horário de 10 horas, denuncia o sindicato. Uma fonte do sindicato, contactada …

Joacine quer retirar da Assembleia pinturas "que glorificam passado colonial"

A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira recomendou hoje ao governo uma "contextualização histórica crítica" das sete pinturas do Salão Nobre da Assembleia da República e que o executivo planifique a sua retirada para "um …

Vacinação de menores de 12 anos pode ser decisiva para reduzir contágios. Pfizer vai pedir aprovação "dentro de semanas"

A vacinação de menores de 12 anos contra a covid-19 é considerada determinante para reduzir os contágios por covid-19 e para combater a variante Delta, mas os reguladores aguardam resultados de ensaios clínicos para decidirem. …