Fóssil com 245 milhões de anos parece o gémeo perdido de Darth Vader

(dr) NM Museum of Natural History & Science

Fóssil de caranguejo-ferradura com 245 milhões de anos parece o Darth Vader.

Cientistas mexicanos e norte-americanos ficaram surpreendidos com a descoberta de um fóssil com 245 milhões de anos que parece o gémeo perdido de Darth Vader, o famoso personagem da saga de filmes “Guerra das Estrelas”.

Este fóssil pertence a um caranguejo-ferradura ou límulo e foi encontrado no Idaho, nos EUA, por paleontólogos do Museu de História Natural e Ciência do México e investigadores da Universidade norte-americana do Colorado, em Denver.

O raro fóssil foi baptizado Vaderlimulus porque o seu “escudo da cabeça se assemelha ao capacete usado por Darth Vader da série de filmes Guerra das Estrelas”, explicam os cientistas num comunicado.

“O Vaderlimulus é o primeiro fóssil de caranguejo-ferradura da América do Norte“, acrescentam os investigadores, relatando que o fóssil foi encontrado no Idaho, que integrou o chamado super-continente Pangea, em rochas do Período Triássico que terminou há cerca de 201 milhões de anos.

“Os dinossauros e os mamíferos estavam apenas a começar o seu desenvolvimento evolutivo, durante o Triássico, mas os caranguejos-ferradura já eram antigos por essa altura”, notam ainda os autores da pesquisa, publicada no jornal científico alemão Neues Jahrbuch für Geologie und Paläontologie.

OpenCage / wikimedia

Caranguejo-Ferradura

Os registos fósseis indicam que os caranguejos-ferradura existem há, pelo menos, 470 milhões de anos. Contudo, é muito raro encontrar vestígios fósseis destes espécimes extintos, o que releva a importância deste achado.

O Vaderlimulus terá pertencido a uma família extinta de caranguejos-ferradura conhecida por Austrolimulidae, revelam os cientistas.

“Elementos desta família, estavam a expandir o seu alcance ecológico de uma configuração marinha para água doce, durante o Triássico, e exibiam, muitas vezes, modificações corporais que lhes proporcionavam uma aparência bizarra, à luz dos padrões modernos”, evidenciam os autores da pesquisa.

Apesar do nome, os caranguejos-ferradura pertencem à família Limulidae, que é mais próxima dos escorpiões e das aranhas. Actualmente, só existem quatro espécies que ainda sobrevivem no nosso planeta, mas com as suas populações em decrescendo.

SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. não acho nada parecido com o Darth Vader. É mais parecido com o chapéu do Napoleão como referiu o cavalo branco e muito bem mas enfim…

RESPONDER

A Lua pintou-se de vermelho na Argentina (e a causa não é propriamente boa)

Uma estranha lua com tons avermelhados pintou o céu da Argentina. O fenómeno misterioso encheu as redes sociais de fotografias e teorias. Em diferentes regiões da Argentina, várias pessoas puderam apreciar, nas últimas noites, a Lua …

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …