Fósseis revelam o papel do oceano na última Era do Gelo

ProAntar / Marinha do Brasil

-

Fósseis encontrados em sedimentos marítimos fornecem algumas chaves para se entender a função do oceano na última Era do Gelo, ocorrida de 18 mil a 125 mil anos atrás.

O estudo, publicado na revista Earth and Planetary Science Letters, analisa a forma como o oceano absorveu o dióxido de carbono da atmosfera nesse período glacial a partir de um banco de dados da temperatura do mar nos últimos 125 mil anos.

Esta base de dados foi determinada com a ajuda de elementos químicos e biológicos achados em fósseis, que permite colocá-los em categorias de temperatura.

“Este estudo mostra pela primeira vez como as temperaturas mudaram em todo o oceano à medida que a Terra vivia a sua última Era Glacial”, explica a autora principal do estudo, Karen Kohfeld, em comunicado da Universidade da Tasmânia.

Segundo Kohfeld, o gelo marítimo à volta da Antártida reagiu com rapidez ao arrefecimento do mar, enquanto que outras partes, como as correntes profundas do fundo do mar, fizeram-no mais lentamente e precisaram de mais 30 mil anos para mudar o seu estado.

O estudo da temperatura do mar serve para explicar a variação do nível de dióxido de carbono na atmosfera, cuja concentração caiu várias vezes antes de entrar na última glaciação, há 20 mil anos.

Uma primeira queda de dióxido de carbono ocorreu há 115 mil anos devidos a um arrefecimento antecipado dos pólos e a expansão do gelo oceânico à volta da Antártida. Uma outra descida aconteceu há 70 mil anos, ao coincidir com uma reorganização das profundidades do oceano e um aumento da produtividade dos mares.

Segundo a cientista, nível mais baixo foi registado há 20 mil anos, quando as temperaturas do oceano, a produtividade, a circulação profunda e o gelo marítimo sofreram a maior quantidade de mudanças.

// EFE

RESPONDER

-

Alemanha emite notas de zero euros (com autorização do BCE)

O Banco Central Europeu autorizou a Alemanha a emitir notas de zero euros que não servem para fazer compras, mas que estão a render bom dinheiro ao estado de Schleswig-Holstein, no norte do país. Estas notas …

-

Caso dos cães: Austrália ameaça julgar Johnny Depp por perjúrio

O vice-primeiro-ministro australiano, Barnaby Joyce, ameaçou hoje denunciar o ator Johnny Depp por perjúrio caso seja provado que mentiu, depois de ter entrado ilegalmente com dois cães na Austrália. Barnaby Joyce proferiu estas declarações depois …

-

Um ano de prisão para adolescentes portugueses por gravarem nome no portão de Auschwitz

Dois adolescentes católicos portugueses foram hoje condenados por um tribunal polaco a um ano de prisão, com pena suspensa por terem gravado os nomes no portão da entrada principal de Auschwitz-Birkenau, por onde chegavam os …

-

O candidato que não chegou a ser lança um livro e conta tudo

Joaquim Jorge ia ser. Mas depois não foi, não chegou a ser. O biólogo e fundador do Clube dos Pensadores vai fazer a sua "última intervenção pública". E sobre o assunto, segundo conta ao ZAP, …

Bombeiros tentam combater o fogo na Serra da Arada, em São Pedro do Sul, Viseu

SIRESP diz que "não houve falhas" no combate ao incêndio em Pedrógão Grande

Um relatório de desempenho publicado, esta terça-feira, no portal do Governo pela entidade operadora do SIRESP conclui que não houve interrupções no funcionamento da rede e que o sistema esteve à altura do combate às …

-

ANAC pondera alterar regulamento dos drones, mas aposta é na prevenção e sensibilização

O regulador da aviação civil - ANAC - pondera alterar o regulamento relativo à operação de drones, mas diz que a aposta é na prevenção e sensibilização dos utilizadores, sublinhando que o registo obrigatório destes …

-

Ciberataque que começou na Ucrânia já atingiu vários países europeus

Um ataque informático que atingiu esta terça-feira, numa primeira fase, bancos e empresas na Ucrânia e na Rússia espalhou-se à Europa Ocidental, afetando vários grandes grupos internacionais, confirmaram algumas das empresas lesadas. A transportadora marítima dinamarquesa …

-

Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube unidos no combate ao terrorismo

As empresas Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube anunciaram esta segunda-feira que formaram um grupo para combater o terrorismo através do seu trabalho conjunto, a promoção de pesquisas e a colaboração com organizações e instituições. A união …

Rescaldo do incêndio em Valongo, Pedrogao Grande

Ordem dos Advogados de Coimbra faculta apoio jurídico às vítimas do incêndio

O Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados disse esta terça-feira que está disponível para facultar apoio jurídico às vítimas dos incêndios de grandes proporções que atingiram a região Centro. "O Conselho Regional de Coimbra …

Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia

Governo escocês suspende processo legislativo para segundo referendo à independência

A chefe do governo autónomo escocês anunciou, esta terça-feira, a decisão de suspender a proposta de lei para a realização de um segundo referendo à independência do país. Numa declaração na assembleia regional de Holyrood, a …