Fósseis revelam criatura pré-histórica tão bizarra que parece de outro planeta

Danielle Dufault

A Hallucigenia, uma criatura pré-histórica tão bizarra que parece que veio de outro planeta. Conceito artístico de Danielle Dufault.

Conceito artístico da hallucigenia, uma criatura pré-histórica tão bizarra que parece que veio de outro planeta.

Após a descoberta de novos fósseis no Canadá, os cientistas conseguiram finalmente completar a imagem de um dos animais mais bizarros da natureza.

A Hallucigenia é uma minúscula criatura marinha que viveu há mais de 500 milhões de anos.

Os primeiros fósseis do animal foram descobertos há mais de 100 anos, mas estavam sempre incompletos, sem a cabeça da criatura.

Mas a descoberta recente no Canadá de um conjunto completo de fósseis da criatura revelou pela primeira vez, para surpresa dos investigadores, o estranho rosto da Hallucigenia.

“A sua aparência é totalmente surreal. É como se tivesse vindo de outro planeta“, diz Martin Smith, investigador da Universidade de Cambridge e co-responsável pela investigação.

O estudo, no qual também participaram investigadores do Royal Ontario Museum e da Universidade de Toronto, foi publicado na revista Nature.

Espinhos e garras

A Hallucigenia tem menos de 2 centímetros de comprimento e é mais fina que um fio de cabelo. E, claro, é muito estranha.

Um dos lados do seu corpo em forma de tubo é coberto com vários pares de espinhos, grandes mas flexíveis. Do outro lado do corpo, há garras pegajosas penduradas.

Além disso, as novas descobertas mostraram que a criatura foi desenhada “de pernas para o ar” quando foi descrita pela primeira vez.

“Só recentemente é que descobrimos de que lado ficavam as patas e de que lado eram as costas”, afirma Smith. “Também havia muita confusão sobre o que era a cabeça e o que era cauda.”

Martin R. Smith

Os fósseis encontrados no Canadá têm mais de 500 milhões de anos

Os fósseis encontrados no Canadá têm mais de 500 milhões de anos

Os fósseis recém-descobertos nas Montanhas Rochosas canadianas eram as peças que faltavam neste quebra-cabeças, que tem intrigado os cientistas há mais de 100 anos.

Com os fósseis canadianos, foi possível identificar que a Hallucigenia tinha uma cabeça em forma de colher, além de algumas outras surpresas.

“Quando observámos o fóssil ao microscópio, ficámos encantados por ver não apenas um minúsculo par de olhos, mas também um sorrisinho semicircular, meio descarado“, contou Smith.

“Parecia que o fóssil estava a sorrir para nós, a rir-se dos segredos que esteve a esconder até agora.”

Na boca da criatura, os investigadores encontraram dentes que iam até ao estômago.

Para Xiaoya Ma, investigadora do Museu de História Natural de Londres, esta descoberta vai ajudar a entender os primórdios da evolução, especialmente no período cambriano, de há 542 milhões a 488 milhões de anos atrás.

“Essa descoberta vai ampliar o nosso conhecimentos sobre a evolução primitiva na linha evolucionária que resultou no que hoje conhecemos como vermes-aveludados”, explica Ma

Há indicações de que a hallucigenia será uma forma ancestral do verme-aveludado do filo Onychophora.

Assim, esta descoberta ajuda a esclarecer como é que as criaturas estranhas da pré-história evoluiram para os animais mais “normais” que temos hoje.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Candidatos do CDS pagam campanha interna do seu bolso, só João Almeida sabe quanto

Os cinco candidatos à liderança do CDS-PP vão pagar do seu bolso a campanha interna e só o deputado João Almeida tem uma estimativa de custos. Ao contrário do que acontece com os partidos políticos nas …

China fecha Wuhan. Há um risco "moderado" de vírus chegar à Europa

Com o número de casos de pessoas infetadas com o coronavírus a aumentar exponencialmente nos últimos dias, a China pararam os transportes em Wuhan,  cidade onde surgiu o surto. As autoridades de saúde da China aumentaram …

Sequenciado o genoma da misteriosa e esquiva lula-gigante

Uma equipa de cientistas acaba de sequenciar na totalidade o genoma da lula-gigante (Architeuthis dux), animal de águas profundas que nunca foi capturado vivo e do qual não se sabe praticamente nada. A descoberta, cujos …

Gestor do EuroBic encontrado gravemente ferido em casa. PJ está a investigar

Nuno Ribeiro da Cunha, o diretor do private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol que efetuou algumas das transferências suspeitas no Luanda Leaks, foi encontrado com ferimentos graves nos pulsos e no …

Três mortos em queda de avião de combate a incêndios na Austrália

Três pessoas morreram esta quinta-feira na sequência da queda, ainda por razões desconhecidas, de um avião C-130 que estava envolvido no combate aos incêndios no estado australiano de Nova Gales do Sul, confirmaram as autoridades. "Não …

O planeta só consegue alimentar metade de toda a população mundial

Uma nova investigação concluiu que o atual sistema de produção de alimentos só consegue alimentar 3.400 milhões de pessoas sem exceder os limites do planeta. Na prática, a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na …

A Terra teve um campo magnético primitivo (e é mais forte do que se pensava)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, encontrou evidências que sugerem que o campo magnético primitivo que se formou à volta da Terra é mais forte do que os especialistas pensavam. …

Cientistas estão a criar oxigénio a partir de uma imitação de poeira lunar

Uma equipa de investigadores está a trabalhar num sistema capaz de produzir oxigénio respirável a partir de amostras de uma imitação de poeira lunar. A procura de um novo mundo habitável é uma das grandes aspirações …

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …