/

Fósseis revelam criatura pré-histórica tão bizarra que parece de outro planeta

Danielle Dufault

A Hallucigenia, uma criatura pré-histórica tão bizarra que parece que veio de outro planeta. Conceito artístico de Danielle Dufault.

Conceito artístico da hallucigenia, uma criatura pré-histórica tão bizarra que parece que veio de outro planeta.

Após a descoberta de novos fósseis no Canadá, os cientistas conseguiram finalmente completar a imagem de um dos animais mais bizarros da natureza.

A Hallucigenia é uma minúscula criatura marinha que viveu há mais de 500 milhões de anos.

Os primeiros fósseis do animal foram descobertos há mais de 100 anos, mas estavam sempre incompletos, sem a cabeça da criatura.

Mas a descoberta recente no Canadá de um conjunto completo de fósseis da criatura revelou pela primeira vez, para surpresa dos investigadores, o estranho rosto da Hallucigenia.

“A sua aparência é totalmente surreal. É como se tivesse vindo de outro planeta“, diz Martin Smith, investigador da Universidade de Cambridge e co-responsável pela investigação.

O estudo, no qual também participaram investigadores do Royal Ontario Museum e da Universidade de Toronto, foi publicado na revista Nature.

Espinhos e garras

A Hallucigenia tem menos de 2 centímetros de comprimento e é mais fina que um fio de cabelo. E, claro, é muito estranha.

Um dos lados do seu corpo em forma de tubo é coberto com vários pares de espinhos, grandes mas flexíveis. Do outro lado do corpo, há garras pegajosas penduradas.

Além disso, as novas descobertas mostraram que a criatura foi desenhada “de pernas para o ar” quando foi descrita pela primeira vez.

“Só recentemente é que descobrimos de que lado ficavam as patas e de que lado eram as costas”, afirma Smith. “Também havia muita confusão sobre o que era a cabeça e o que era cauda.”

Martin R. Smith

Os fósseis encontrados no Canadá têm mais de 500 milhões de anos

Os fósseis encontrados no Canadá têm mais de 500 milhões de anos

Os fósseis recém-descobertos nas Montanhas Rochosas canadianas eram as peças que faltavam neste quebra-cabeças, que tem intrigado os cientistas há mais de 100 anos.

Com os fósseis canadianos, foi possível identificar que a Hallucigenia tinha uma cabeça em forma de colher, além de algumas outras surpresas.

“Quando observámos o fóssil ao microscópio, ficámos encantados por ver não apenas um minúsculo par de olhos, mas também um sorrisinho semicircular, meio descarado“, contou Smith.

“Parecia que o fóssil estava a sorrir para nós, a rir-se dos segredos que esteve a esconder até agora.”

Na boca da criatura, os investigadores encontraram dentes que iam até ao estômago.

Para Xiaoya Ma, investigadora do Museu de História Natural de Londres, esta descoberta vai ajudar a entender os primórdios da evolução, especialmente no período cambriano, de há 542 milhões a 488 milhões de anos atrás.

“Essa descoberta vai ampliar o nosso conhecimentos sobre a evolução primitiva na linha evolucionária que resultou no que hoje conhecemos como vermes-aveludados”, explica Ma

Há indicações de que a hallucigenia será uma forma ancestral do verme-aveludado do filo Onychophora.

Assim, esta descoberta ajuda a esclarecer como é que as criaturas estranhas da pré-história evoluiram para os animais mais “normais” que temos hoje.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.