Forte erupção vulcânica do Stromboli faz um morto

Bartolino Leone / EPA

Uma forte erupção esta quarta-feira na ilha vulcânica de Stromboli, no arquipélago italiano das Eólias, ao norte da Sicília, provocou a morte de uma pessoa, anunciou a imprensa italiana.

A vítima mortal era um turista italiano, Massimo Imbesi, de 35 anos. Registou-se ainda um ferido ligeiro, um de amigo Imbesi de nacionalidade brasileira. Os dois turistas estavam a uma altitude de 400 metros numa área autorizada para viajar sem a necessidade de orientação, mas foram surpreendidos pela erupção.

O Stromboli é um vulcão ativo, mas a erupção desta quarta-feira foi particularmente impressionante, de acordo com os meios de comunicação italianos. “Foi como estar no inferno, com uma chuva de fogo a cair do céu”, testemunhou o padre da ilha, Giovanni Longo, citado pelas agências de notícias italianas.

Segundo ainda os meios de comunicação, um montanhista morreu e um acompanhante seu ficou ferido, mas os bombeiros não confirmaram essa informação imediatamente.

De acordo com relatos dos média, os turistas fugiram da ilha após a erupção, enquanto outros se protegeram nas habitações. De acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica (INVG), duas grandes explosões ocorreram, na vertente sul-central da cratera do vulcão, por volta das 16:46 locais (15:46 em Lisboa).

As explosões foram precedidas por fluxos de lava “de todas as bocas ativas do vulcão”, projetando uma nuvem de fumaça de dois quilómetros de altura, acrescentou o INVG.

Um dos aviões dos bombeiros na cidade siciliana de Messina, responsável pela região do Stromboli, não foi capaz de lidar com os incêndios causados pela erupção devido à grande quantidade de fumaça, de acordo com relatos dos média italianos.

Na manhã desta quarta-feira, os mesmos média internacionais dão conta que a atividade do vulcão voltou à normalidade, emitindo apenas pequenas nuvens de fumo.

Os aviões ainda estão a sobrevoar a área para apagar o último incêndio que ocorreu quarta-feira, mas o estado de emergência terminou e agora as autoridades vão avançar para a limpeza das cinzas que afetaram a aldeia de Ginostra, na parte sudoeste da ilha e onde o acesso só pode ser feito por mar.

O INGV italiano disse que as explosões do vulcão foram as mais fortes desde que há registos disponíveis, ou seja, desde 1985.

O vulcão Stomboli tem uma altura de 927 metros, mas abaixo do nível do mar é estimado em cerca de 3.000 metros. Em 2002 uma erupção do vulcão causou um pequeno tsunami a sul de Tirreno com uma onda de cerca de 20 metros de altura que devastou parte da ilha.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Austeridade já cá está" (e os abençoados com rendimentos vão pagar "pesadamente")

"A austeridade já cá está, à vista de toda a gente, excepto de quem não quiser ver". O alerta é do economista Daniel Bessa que prevê tempos difíceis para a Banca e que avisa que …

Seis crianças infetadas em surto em infantário nas Caldas da Rainha. Hospital de Gaia diagnostica mais 5

O número de crianças infetadas num infantário das Caldas da Rainha aumentou para seis, disse esta terça-feira à agência Lusa o presidente da câmara. No mesmo dia, cinco crianças deram positivo no teste para covid-19 …

Fim dos debates quinzenais. Rio diz que é o melhor para o país (e pensa em si próprio)

O líder do PSD, Rui Rio, explicou, num vídeo da PSD/TV que defende o fim dos debates quinzenais porque é o "melhor para o país", alegando que esta proposta não tem a "preocupação de dificultar …

Lei de segurança nacional. Taiwan teme ser próximo alvo da China (e Hong Kong pode ser o novo Tibete)

A decisão de Pequim em impor a Hong Kong uma lei draconiana sobre segurança faz crescer os receios de que Taiwan possa ser o próximo alvo da República Popular da China. Por outro lado, teme-se …

Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 …

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …