/

Forte erupção vulcânica do Stromboli faz um morto

Bartolino Leone / EPA

Uma forte erupção esta quarta-feira na ilha vulcânica de Stromboli, no arquipélago italiano das Eólias, ao norte da Sicília, provocou a morte de uma pessoa, anunciou a imprensa italiana.

A vítima mortal era um turista italiano, Massimo Imbesi, de 35 anos. Registou-se ainda um ferido ligeiro, um de amigo Imbesi de nacionalidade brasileira. Os dois turistas estavam a uma altitude de 400 metros numa área autorizada para viajar sem a necessidade de orientação, mas foram surpreendidos pela erupção.

O Stromboli é um vulcão ativo, mas a erupção desta quarta-feira foi particularmente impressionante, de acordo com os meios de comunicação italianos. “Foi como estar no inferno, com uma chuva de fogo a cair do céu”, testemunhou o padre da ilha, Giovanni Longo, citado pelas agências de notícias italianas.

Segundo ainda os meios de comunicação, um montanhista morreu e um acompanhante seu ficou ferido, mas os bombeiros não confirmaram essa informação imediatamente.

De acordo com relatos dos média, os turistas fugiram da ilha após a erupção, enquanto outros se protegeram nas habitações. De acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica (INVG), duas grandes explosões ocorreram, na vertente sul-central da cratera do vulcão, por volta das 16:46 locais (15:46 em Lisboa).

As explosões foram precedidas por fluxos de lava “de todas as bocas ativas do vulcão”, projetando uma nuvem de fumaça de dois quilómetros de altura, acrescentou o INVG.

Um dos aviões dos bombeiros na cidade siciliana de Messina, responsável pela região do Stromboli, não foi capaz de lidar com os incêndios causados pela erupção devido à grande quantidade de fumaça, de acordo com relatos dos média italianos.

Na manhã desta quarta-feira, os mesmos média internacionais dão conta que a atividade do vulcão voltou à normalidade, emitindo apenas pequenas nuvens de fumo.

Os aviões ainda estão a sobrevoar a área para apagar o último incêndio que ocorreu quarta-feira, mas o estado de emergência terminou e agora as autoridades vão avançar para a limpeza das cinzas que afetaram a aldeia de Ginostra, na parte sudoeste da ilha e onde o acesso só pode ser feito por mar.

O INGV italiano disse que as explosões do vulcão foram as mais fortes desde que há registos disponíveis, ou seja, desde 1985.

O vulcão Stomboli tem uma altura de 927 metros, mas abaixo do nível do mar é estimado em cerca de 3.000 metros. Em 2002 uma erupção do vulcão causou um pequeno tsunami a sul de Tirreno com uma onda de cerca de 20 metros de altura que devastou parte da ilha.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.