As formigas conseguem cheirar tumores cancerígenos na urina

As formigas conseguem detetar tumores cancerígenos pelo cheiro graças aos seus fortes recetores olfativos, revelou um estudo recentemente divulgado.

Segundo o estudo, publicado na Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences e citado pelo Independent, as formigas da espécie Formica fusca são capazes de detetar tumores através do cheiro da urina dos pacientes.

“As formigas podem ser usadas como biodetetores para distinguir indivíduos saudáveis dos que têm tumores”, disse Patrizia d’Ettorre, uma das autoras do estudo e investigadora da Universidade de Sorbonne, na França. “São fáceis de treinar, aprendem depressa, são muito eficientes e não são caras de manter”, acrescentou.

De acordo com a Scientific American, os compostos orgânicos voláteis, que são libertados especificamente por tumores cancerígenos, são frequentemente encontrados em fluídos fisiológicos, incluindo a transpiração e a urina, bem como no vapor respiratório.

No estudo, o investigador Baptiste Piqueret e a sua equipa começaram por aplicar tumores humanos do cancro da mama em ratos. Depois disso, recolheram amostras de urina de animais saudáveis e de outros com tumores.

Os investigadores ensinaram as formigas a associar o cheiro dos tumores a uma recompensa, através da aplicação de uma gota de água com açúcar na frente da urina de ratos com cancro. Quando essa água era retirada, as formigas ficavam cerca de 20% a mais de tempo em frente às amostras de urina de ratos com cancro.

A associação para a deteção da urina com compostos cancerígenos foi estabelecida em apenas três sessões.

Este estudo analisou especificamente a capacidade de as formigas detetarem os biomarcadores do cancro da mama, mas já foi demonstrado anteriormente que respondem a biomarcadores do cancro dos ovários e são capazes de distinguir entre os diferentes tipos de cancro, relatou o Newsweek.

Existem alguns fatores que podem alterar o cheiro de urina entre indivíduos. “A alimentação, o género e a idade de uma paciente podem ter impacto no odor da urina”, disse Piqueret. “Neste primeiro estudo, utilizando formigas e urina, controlámos estes parâmetros nos ratos”.

A equipa terá agora de testar se estes outros fatores afetam a capacidade das formigas de detetar tumores. “É possível que, para as formigas, o cheiro do cancro seja mais importante do que a idade, o sexo e a alimentação do doente, pelo que, nesse caso, poderíamos utilizar o mesmo método, mas sem controlar esses fatores, nos seres humanos”, disse Piqueret ao Newsweek.

Caso esse fatores tenham um impacto mais significativo nas capacidades de deteção do cancro das formigas, estas terão de ser treinadas em diferentes grupos, para que aprendam a concentrar-se apenas no ponto comum – a presença de biomarcadores do cancro.

“Demonstrámos que as formigas podem distinguir a urina de ratos saudáveis da urina de ratos portadores de tumores. Ficámos surpreendidos com a eficiência e fiabilidade das formigas”, indicou Patrizia d’Ettorre.

A Formica fusca é uma espécie de formiga negra, presente em toda a Europa e em algumas regiões da sul da Ásia e da África.

Utilizando uma estratégia clássica de condicionamento, estas formigas podem aprender a associar um sinal olfativo a uma recompensa. As formigas aprendem rápido – tudo que é preciso para que desenvolvam uma memória a longo prazo é uma apresentação dos estímulos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.