As formigas também tiram baixa por doença

Até as formigas tiram dias por doença. Uma equipa de cientistas descobriu que estes insetos, à semelhança dos humanos, recorrem a uma estratégia social para prevenir a proliferação de doenças perigosas: a quarentena.

De acordo com um novo estudo, publicado no passado dia 23 na revista Science, as formigas doentes tentam reduzir o contacto com os outros insetos saudáveis, tentando assim minimizar a probabilidade de transmitir a doença.

A investigação, que contou com uma equipa de cientistas da Universidade de Lausanne, na Suíça, analisou o comportamento de 22 colónias de formigas pretas (Lasius niger) e concluiu que estes insetos fazem uma espécie de quarentena.

Durante o procedimento experimental, os biólogos infetaram várias formigas com Metarhizium brunneum, um fungo altamente contagioso, capaz de matar insetos em menos de 48 horas. Depois de infetadas, os cientistas observaram que as formigas contaminadas alteraram o seu comportamento, reduzindo o seu contacto com o resto da colónia.

Em igual sentido, as formigas saudáveis também reduziam as suas visitas ao ninho onde estavam as formigas doentes, afastando simultaneamente as larvas dos insetos infetados.

Simulações computorizadas realizadas pelos cientistas demonstraram que estas práticas são muito eficazes e diminuem significativamente a disseminação de doenças e ou infeções nas colónia.

Contudo, os cientistas ainda não conseguiram descobrir como é que as formigas reconhecem a doença, seja através do olfato ou por estímulos externos.

Nathalie Stroeymeyt, uma das cientistas envolvida na investigação afirmou em declarações ao News Scients, que podemos aprender muito como estes insetos do ponto de vista da socialização – pelo menos, até certo ponto.

“Acho que poderíamos aprender com os insetos sociais sobre as formas de diminuir a transmissão de doenças na escala populacional”, disse, acrescentando que estes comportamentos devem ser seguidos apenas até determinado ponto: “Não podemos realmente pedir aos doentes que se sacrifiquem e morram em isolamento, como fazem as formigas”, rematou a bióloga.

ZAP // RT /

PARTILHAR

RESPONDER

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior. A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino. O …