/

Formações rochosas ancestrais destruídas no Utah. Vandalismo ou fraude?

Misteriosos vídeos apareceram recentemente na Internet que mostram formações rochosas antigas protegidas no deserto do Utah a ser destruídas com explosivos.

Os vídeos levantam mais perguntas do que dão respostas. Num primeiro, vê-se um arco rochoso e a cabeça de um indivíduo aparece brevemente vindo de trás da câmara. Segundo depois, a rocha é destruída por explosivos. Já no segundo vídeo, vê-se formações rochosas e ouve-se um homem a fazer uma contagem decrescente. De seguida, as rochas são destruídas.

Contactada pelo Gizmodo, o Departamento de Recursos Naturais do Utah disse que tinha conhecimentos dos vídeos e que estava a verificar a veracidade dos mesmos.

“A destruição de formações rochosas naturais em terrenos públicas é um crime e será processada. Formações demoram dezenas de milhares de anos para se formarem e podem ser destruídas em segundos quando as pessoas agem de forma descuidada e irresponsável”, escreveu a entidade em resposta ao jornal.

É, contudo, possível que os vídeos não passem de uma demonstração de efeitos visuais. Também há a possibilidade de estas formações rochosas não serem, na realidade, no deserto do Utah, nos Estados Unidos. Um dos vídeos é granulado e mexe-se convenientemente no momento da explosão. O vídeo do arco, no entanto, é muito mais claro e convincente.

O Salt Lake Tribune conversou com um especialista em efeitos especiais, Clark Schaffer, que acredita que é provável que os vídeos sejam fabricados, mas admitiu: “se é falso, é incrivelmente feito”. O jornal também falou com um caminhante experiente da região, que argumentou de que ambos os vídeos apresentam o mesmo cenário de fundo composto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.