A formação de estrelas começa quando as nuvens de gás colidem

ESO/J. Emerson/M. Irwin/J. Lewis

Quando uma nebulosa – nuvem de gás e poeira – entra em colapso, pode fragmentar-se. Os fragmentos colapsam individualmente e podem alcançar as densidades necessárias para eclodir uma estrela recém-nascida.

No ciclo de vida estelar, as estrelas nascem das nebulosas como parte de um longo processo que permite a circulação de material pela galáxia. Quando as nebulosas colapsam sobre as suas próprias estruturas, os fragmentos podem sofrer novos colapsos individuais e alcançar as densidades necessárias para formar novas estrelas.

Segundo o Universe Today, as nebulosas que “dão à luz” estrelas podem produzir de 10 a 100 de uma só vez. Mas esta teoria não bate certo com algumas observações, que permitiram aos astrónomos observar aglomerados estelares massivos, compostos por mais de 10 mil estrelas.

Perante esta discordância, uma equipa de cientistas liderada por Kengo Tachihara e Yasuo Fukui, ambos da Universidade Nagoya, no Japão, investigaram um cenário hipotético de formação de aglomerados estelares gigantes.

Na prática, os cientistas puseram a hipótese de, em vez de uma só nuvem colapsar, duas ou mais colidirem umas com as outras e, assim, iniciarem uma reação em cadeia.

A equipa da universidade japonesa usou como exemplo a Via Láctea e as galáxias vizinhas para procurar sinais de nuvens de gás em colisão e verificar se poderiam ter formado estrelas recentemente.

O trabalho permitiu concluir que as nuvens de gás em colisão podem mesmo fornecer a energia e matéria-prima necessárias para formar aglomerados de estrelas gigantes. O artigo científico foi publicado na Publications of the Astronomical Society of Japan.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Comunidade ucraniana pondera queixa-crime contra Câmara de Lisboa

No final da semana passada, a Associação dos Ucranianos em Portugal enviou um email ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a exigir que a autarquia lhe dê garantias de que os dados …

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …