Cientistas descobrem forma (segura) de converter CO2 de novo em carvão

Cientistas de uma universidade australiana conseguiram converter dióxido de carbono em carvão sólido à temperatura ambiente graças a uma técnica de eletroquímica.

Um grupo de químicos da Universidade RMIT, na Austrália, descobriu uma maneira segura de remover os gases do efeito de estuda da atmosfera da Terra. Os cientistas conseguiram converter dióxido de carbono em carvão, o que poderia tornar o ar do planeta mais limpo.

De acordo com o artigo, publicado na revista científica Nature Communications, a nova técnica permite que o CO2 seja transformado em partículas sólidas de carbono usando metais líquidos.

Até agora, foi possível converter o dióxido de carbono num material sólido, mas apenas a temperaturas extremamente altas, usando metais líquidos como catalisador.

Dorna Esrafilzadeh, principal autora do estudo, e sua equipa desenvolveram uma técnica eletroquímica para capturar e converter CO2 atmosférico e transformá-lo.

Para o conseguir, os cientistas criaram um catalisador de metal líquido com propriedades de superfície específicas que o tornam “extremamente eficiente” em conduzir eletricidade durante uma ativação química da superfície.

O dióxido de carbono dissolve-se num vidro com eletrólito líquido e metal líquido que é carregado com corrente elétrica, tornando-se lentamente em partículas sólidas de carbono.

“Embora não consigamos voltar no tempo, converter dióxido de carbono em carbono e enterrá-lo no solo é como rebobinar o relógio de emissões“, disse Torben Daeneke, investigador da RIMT, ao Daily Mail.

“Usando metais líquidos como catalisadores, mostrámos que é possível transformar o gás novamente em carbono à temperatura ambiente, num processo que é eficiente e escalável. Embora seja, necessárias mais pesquisas é um primeiro passo crucial para conseguirmos o armazenamento sólido de dióxido de carbono”, explicou Daeneke.

A atual tecnologia de eliminação de CO2 consiste em comprimi-lo em forma líquida, transportando-o para um local apropriado e injetando-o no subsolo, um sistema que não é nem económico nem ecológico.

O novo processo produz ainda combustível sintético como subproduto, que também pode ter aplicações industriais”, esclareceu.

Além disso, o carbono produzido poderia ser usado como um elétrodo. “Outro benefício deste processo é que o carvão pode conter carga elétrica, tornando-se um supercapacitor, podendo ser usado como componente em futuros veículos“, explica Esrafilzadeh.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …