A forma como o nosso cérebro memoriza informação depende da forma como a aprendemos

(dr) baycrest.org

A atividade cerebral durante o processo de memorização de informação depende da forma como foi obtida durante a aprendizagem, revelou uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Para chegar a esta conclusão, conta a Russia Today, os cientistas recorreram a um scanner de ressonância magnética para observar as alterações sentidas por diferentes partes do cérebro associados à aprendizagem, enquanto os 26 voluntários memorizaram sequências que foram ou não associadas a uma determinada recompensa.

Os resultados demonstraram que as mudanças observadas nas vias neuronais associadas à aprendizagem dos voluntários eram diferentes, dependendo da forma como cada pessoas tinha aprendido a nova informação/habilidade.

“Esta investigação mostra que temos várias redes no cérebro que nos ajudam a armazenar o conhecimento aprendido ou [conseguido através de associações], o que significa que danos numa parte do cérebro continuarão a deixar mecanismos alternativos disponíveis para a aprendizagem”, disse a co-autora do estudo, Miriam Klein-Flugge.

“Também aprendemos que parte deste conhecimento é muito persistente e o cérebro não o esquece mesmo quando se torna irrelevante, enquanto o conhecimento adquirido atarvés de mecanismos alternativos de aprendizagem é mais flexível e pode ser trocado mais facilmente por novos conhecimentos”, rematou.

Os resultados da investigação foram esta semana publicados na revista científica especializada Nature Communications.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.