Ford está a reciclar palha de café do McDonald’s. Quer transformá-la em peças de carro

A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald’s. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar.

O combate às alterações climáticas cabe um pouco a todos nós e a Ford está a fazer a sua parte nessa luta. A fabricante automóvel norte-americana está a reciclar palha de café do McDonald’s e a transformá-la em peças de carro. A palha de café é a casca do grão de café que cai durante a torrefação.

Esta iniciativa da Ford não só permite reduzir o desperdício de alimentos como também traz vários benefícios adicionais. Permite que as peças dos seus veículos sejam mais leves, que se use menos petróleo e permite ainda baixar as emissões de dióxido de carbono.

Segundo o The Verge, a parceria entre as duas empresas vai fazer com que a Ford leve a palha de café para os seus laboratórios e, posteriormente, a transforme em bioplásticos.

Este é um importante passo dado pela Ford, já que há uma grande pressão exercida nas fabricantes automóveis para que estas diminuam a sua pegada ecológica — um quarto das emissões de carbono são provenientes do setor dos transportes. Em colaboração com a McDonald’s, a Ford está a fazer um pequeno esforço que pode resultar numa grande diferença.

Todos os anos, na América do Norte, milhões de quilos de palha de café são usados em jardins ou transformados em carvão vegetal. “Juntas, Ford e McDonald’s podem dar um novo lar inovador para uma porção significativa deste material”, explica a fabricante.

Ao aquecer a palha a altas temperaturas num ambiente com baixo oxigénio, misturando-a com plástico e outros aditivos, o material pode ser usado em vários formatos. Obviamente, nem todas as peças do carro podem ser fabricadas com estes restos de café. Carcaças de faróis e alguns componentes internos e externos do capô, por outro lado, cumprem os requisitos de qualidade.

A Ford estabeleceu o objetivo de apenas usar plásticos reciclados e reutilizáveis em todos os seus veículos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …

LMM sugere divisão do país por zonas de risco. "Recolher obrigatório é inevitável. A situação é muito séria"

Como é habitual Luís Marques Mendes deixou o seu comentário semanal sobre o estado do país na SIC, e esta semana os temas quentes foram a Fórmula 1, que decorreu durante o fim de semana …

FC Porto-Olympiacos e Benfica-Standard Liège vão ter adeptos nas bancadas

Os encontros entre o FC Porto e o Olympiacos e o Benfica e o Standard Liège, para a Liga dos Campeões e a Liga Europa, vão poder ter adeptos nas bancadas. Este domingo, o FC …