Ford está a reciclar palha de café do McDonald’s. Quer transformá-la em peças de carro

A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald’s. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar.

O combate às alterações climáticas cabe um pouco a todos nós e a Ford está a fazer a sua parte nessa luta. A fabricante automóvel norte-americana está a reciclar palha de café do McDonald’s e a transformá-la em peças de carro. A palha de café é a casca do grão de café que cai durante a torrefação.

Esta iniciativa da Ford não só permite reduzir o desperdício de alimentos como também traz vários benefícios adicionais. Permite que as peças dos seus veículos sejam mais leves, que se use menos petróleo e permite ainda baixar as emissões de dióxido de carbono.

Segundo o The Verge, a parceria entre as duas empresas vai fazer com que a Ford leve a palha de café para os seus laboratórios e, posteriormente, a transforme em bioplásticos.

Este é um importante passo dado pela Ford, já que há uma grande pressão exercida nas fabricantes automóveis para que estas diminuam a sua pegada ecológica — um quarto das emissões de carbono são provenientes do setor dos transportes. Em colaboração com a McDonald’s, a Ford está a fazer um pequeno esforço que pode resultar numa grande diferença.

Todos os anos, na América do Norte, milhões de quilos de palha de café são usados em jardins ou transformados em carvão vegetal. “Juntas, Ford e McDonald’s podem dar um novo lar inovador para uma porção significativa deste material”, explica a fabricante.

Ao aquecer a palha a altas temperaturas num ambiente com baixo oxigénio, misturando-a com plástico e outros aditivos, o material pode ser usado em vários formatos. Obviamente, nem todas as peças do carro podem ser fabricadas com estes restos de café. Carcaças de faróis e alguns componentes internos e externos do capô, por outro lado, cumprem os requisitos de qualidade.

A Ford estabeleceu o objetivo de apenas usar plásticos reciclados e reutilizáveis em todos os seus veículos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …