Ford está a reciclar palha de café do McDonald’s. Quer transformá-la em peças de carro

A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald’s. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar.

O combate às alterações climáticas cabe um pouco a todos nós e a Ford está a fazer a sua parte nessa luta. A fabricante automóvel norte-americana está a reciclar palha de café do McDonald’s e a transformá-la em peças de carro. A palha de café é a casca do grão de café que cai durante a torrefação.

Esta iniciativa da Ford não só permite reduzir o desperdício de alimentos como também traz vários benefícios adicionais. Permite que as peças dos seus veículos sejam mais leves, que se use menos petróleo e permite ainda baixar as emissões de dióxido de carbono.

Segundo o The Verge, a parceria entre as duas empresas vai fazer com que a Ford leve a palha de café para os seus laboratórios e, posteriormente, a transforme em bioplásticos.

Este é um importante passo dado pela Ford, já que há uma grande pressão exercida nas fabricantes automóveis para que estas diminuam a sua pegada ecológica — um quarto das emissões de carbono são provenientes do setor dos transportes. Em colaboração com a McDonald’s, a Ford está a fazer um pequeno esforço que pode resultar numa grande diferença.

Todos os anos, na América do Norte, milhões de quilos de palha de café são usados em jardins ou transformados em carvão vegetal. “Juntas, Ford e McDonald’s podem dar um novo lar inovador para uma porção significativa deste material”, explica a fabricante.

Ao aquecer a palha a altas temperaturas num ambiente com baixo oxigénio, misturando-a com plástico e outros aditivos, o material pode ser usado em vários formatos. Obviamente, nem todas as peças do carro podem ser fabricadas com estes restos de café. Carcaças de faróis e alguns componentes internos e externos do capô, por outro lado, cumprem os requisitos de qualidade.

A Ford estabeleceu o objetivo de apenas usar plásticos reciclados e reutilizáveis em todos os seus veículos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …

Abandonar Aeroporto do Montijo e apostar em Alcochete custará ao Estado tanto como "15 hospitais"

O Aeroporto do Montijo está, de novo, em águas de bacalhau, mas se o Governo tiver mesmo de abandonar o projecto, o Estado terá de desembolsar uma indemnização de 10 mil milhões de euros. Além …