/

Forças turcas realizam exercícios no Mar Egeu. Tensão regional por exploração de petróleo e gás aumenta

O Ministério da Defesa turco revelou que as forças aéreas e navais do país realizaram exercícios conjuntos de treino no Mar Egeu. Esta resposta ao aumento do número das forças gregas e francesas na zona, pode potenciar a disputa pela exploração de petróleo e gás no local.

Segundo noticiou esta segunda-feira o Jornal Económico, citando o Ministério da Defesa, as manobras dos caças F-16 e dos navios de guerra visavam “aumentar, manter e melhorar a capacidade operacional das operações inter-forças conjuntas”.

Por seu lado, as autoridades gregas adiantaram que os Emirados Árabes Unidos vão enviar esta semana aviões de guerra para a ilha de Creta, para um treino conjunto.

Depois de a Turquia suspender a procura de gás, a Grécia e o Egipto assinaram um acordo de delimitação marítima. No seguimento, Ancara autorizou a continuação das atividades dentro da plataforma continental do país, declarando “nulo e sem efeito” o acordo. A Grécia enviou navios de guerra ao local, exigindo a retirada dos turcos.

A Turquia acusa a Grécia de tentar excluí-la dos benefícios do petróleo e gás do Mar Egeu e do Mediterrâneo Oriental, considerando que os recursos energéticos perto da ilha de Chipre devem ser partilhados de forma justa entre a República Turca do Chipre do Norte.

Grécia, Chipre e França exigiram que a União Europeia impusesse sanções à Turquia devido às suas atividades na região. Os ministros das Relações Externas dos 27 pediram uma “redução imediata” da tensão regional.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.