/

Forças norte-americanas tentaram libertar reféns no Iémen

usnavy / Flickr

-

Os Estados Unidos tentaram libertar vários reféns, incluindo o norte-americano Luke Somers, retidos pela rede terrorista Al-Qaida no Iémen, mas os soldados norte-americanos não conseguiram encontrar o compatriota, divulgou o Pentágono.

“Os Estados Unidos tentaram recentemente uma operação de libertação de vários reféns, incluindo o cidadão norte-americano Luke Somers, retidos no Iémen pela Al-Qaida. Vários reféns foram libertados mas outros, incluindo Somers, não estavam dentro do edifício alvo da operação”, explicou o porta-voz do Departamento de Defesa norte-americano (Pentágono), John Kirby, em comunicado.

O representante precisou que a operação foi realizada em cooperação com as autoridades iemenitas.

Os detalhes da operação vão permanecer classificadas, mas o Pentágono decidiu “dar informações exatas porque esta missão já foi amplamente divulgada no domínio público”, acrescentou o contra-almirante John Kirby.

“Os Estados Unidos não toleram o sequestro dos seus cidadãos e vão trabalhar incansavelmente para tentar libertá-los e para perseguir os seus sequestradores”, disse ainda o porta-voz.

O centro de monitorização norte-americano de sites islâmicos (SITE) informou esta quinta-feira que a Al-Qaida na Península Arábica (AQPA), que opera no Iémen e na Arábia Saudita, ameaçou executar o refém norte-americano Luke Somers, um fotojornalista de 33 anos sequestrado há mais de um ano no Iémen.

Num vídeo, divulgado esta quinta-feira, o cidadão norte-americano surge a dizer o nome e idade, afirmando também que foi raptado em setembro de 2013 na capital iemenita Sanaa e que corre perigo de vida.

No vídeo surge também um dos líderes da AQPA, Nasser ben Ali al-Ansi, que ameaça executar o refém nos três dias seguintes à divulgação das imagens se os Estados Unidos não responderem às exigências do grupo.

O homem não especificou as reivindicações, mas afirmou que Washington as “conhece”.

Vários órgãos de comunicação social avançaram em finais de novembro que as forças especiais iemenitas, apoiadas por comandos norte-americanos, tinham levado a cabo uma operação contra combatentes da rede Al-Qaida na província de Hadramout (sudeste do Iémen) para libertar um grupo de reféns, no qual constava outro norte-americano, um britânico e um sul-africano.

Segundo o jornal The New York Times, as forças especiais norte-americanas conseguiram encontrar oito reféns, mas não Luke Somers.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.