Forças norte-americanas tentaram libertar reféns no Iémen

usnavy / Flickr

-

Os Estados Unidos tentaram libertar vários reféns, incluindo o norte-americano Luke Somers, retidos pela rede terrorista Al-Qaida no Iémen, mas os soldados norte-americanos não conseguiram encontrar o compatriota, divulgou o Pentágono.

“Os Estados Unidos tentaram recentemente uma operação de libertação de vários reféns, incluindo o cidadão norte-americano Luke Somers, retidos no Iémen pela Al-Qaida. Vários reféns foram libertados mas outros, incluindo Somers, não estavam dentro do edifício alvo da operação”, explicou o porta-voz do Departamento de Defesa norte-americano (Pentágono), John Kirby, em comunicado.

O representante precisou que a operação foi realizada em cooperação com as autoridades iemenitas.

Os detalhes da operação vão permanecer classificadas, mas o Pentágono decidiu “dar informações exatas porque esta missão já foi amplamente divulgada no domínio público”, acrescentou o contra-almirante John Kirby.

“Os Estados Unidos não toleram o sequestro dos seus cidadãos e vão trabalhar incansavelmente para tentar libertá-los e para perseguir os seus sequestradores”, disse ainda o porta-voz.

O centro de monitorização norte-americano de sites islâmicos (SITE) informou esta quinta-feira que a Al-Qaida na Península Arábica (AQPA), que opera no Iémen e na Arábia Saudita, ameaçou executar o refém norte-americano Luke Somers, um fotojornalista de 33 anos sequestrado há mais de um ano no Iémen.

Num vídeo, divulgado esta quinta-feira, o cidadão norte-americano surge a dizer o nome e idade, afirmando também que foi raptado em setembro de 2013 na capital iemenita Sanaa e que corre perigo de vida.

No vídeo surge também um dos líderes da AQPA, Nasser ben Ali al-Ansi, que ameaça executar o refém nos três dias seguintes à divulgação das imagens se os Estados Unidos não responderem às exigências do grupo.

O homem não especificou as reivindicações, mas afirmou que Washington as “conhece”.

Vários órgãos de comunicação social avançaram em finais de novembro que as forças especiais iemenitas, apoiadas por comandos norte-americanos, tinham levado a cabo uma operação contra combatentes da rede Al-Qaida na província de Hadramout (sudeste do Iémen) para libertar um grupo de reféns, no qual constava outro norte-americano, um britânico e um sul-africano.

Segundo o jornal The New York Times, as forças especiais norte-americanas conseguiram encontrar oito reféns, mas não Luke Somers.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …