Forças norte-americanas tentaram libertar reféns no Iémen

usnavy / Flickr

-

Os Estados Unidos tentaram libertar vários reféns, incluindo o norte-americano Luke Somers, retidos pela rede terrorista Al-Qaida no Iémen, mas os soldados norte-americanos não conseguiram encontrar o compatriota, divulgou o Pentágono.

“Os Estados Unidos tentaram recentemente uma operação de libertação de vários reféns, incluindo o cidadão norte-americano Luke Somers, retidos no Iémen pela Al-Qaida. Vários reféns foram libertados mas outros, incluindo Somers, não estavam dentro do edifício alvo da operação”, explicou o porta-voz do Departamento de Defesa norte-americano (Pentágono), John Kirby, em comunicado.

O representante precisou que a operação foi realizada em cooperação com as autoridades iemenitas.

Os detalhes da operação vão permanecer classificadas, mas o Pentágono decidiu “dar informações exatas porque esta missão já foi amplamente divulgada no domínio público”, acrescentou o contra-almirante John Kirby.

“Os Estados Unidos não toleram o sequestro dos seus cidadãos e vão trabalhar incansavelmente para tentar libertá-los e para perseguir os seus sequestradores”, disse ainda o porta-voz.

O centro de monitorização norte-americano de sites islâmicos (SITE) informou esta quinta-feira que a Al-Qaida na Península Arábica (AQPA), que opera no Iémen e na Arábia Saudita, ameaçou executar o refém norte-americano Luke Somers, um fotojornalista de 33 anos sequestrado há mais de um ano no Iémen.

Num vídeo, divulgado esta quinta-feira, o cidadão norte-americano surge a dizer o nome e idade, afirmando também que foi raptado em setembro de 2013 na capital iemenita Sanaa e que corre perigo de vida.

No vídeo surge também um dos líderes da AQPA, Nasser ben Ali al-Ansi, que ameaça executar o refém nos três dias seguintes à divulgação das imagens se os Estados Unidos não responderem às exigências do grupo.

O homem não especificou as reivindicações, mas afirmou que Washington as “conhece”.

Vários órgãos de comunicação social avançaram em finais de novembro que as forças especiais iemenitas, apoiadas por comandos norte-americanos, tinham levado a cabo uma operação contra combatentes da rede Al-Qaida na província de Hadramout (sudeste do Iémen) para libertar um grupo de reféns, no qual constava outro norte-americano, um britânico e um sul-africano.

Segundo o jornal The New York Times, as forças especiais norte-americanas conseguiram encontrar oito reféns, mas não Luke Somers.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …

A água é, em simultâneo, dois líquidos num só

O super-resfriamento da água líquida a temperaturas mais baixas do que as alcançadas anteriormente revelou novas evidências de que a água pode existir como dois líquidos diferentes ao mesmo tempo. Uma equipa do Pacific Northwest National Laboratory …

Descoberto novo tipo de planeta no Deserto Neptuniano. Tem um "ano" que dura 19 horas

Uma equipa de cientistas da Universidade do Chile acaba de descobrir um novo tipo de exoplaneta, com um período orbital de 19 horas. Em comunicado, a equipa precisa que o planeta, batizado de LTT 9779 …

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …