Simulação da NASA demonstra força gravitacional de um buraco negro

Depois de revelar a primeira fotografia de um buraco negro, a NASA decidiu partilhar uma simulação para demonstrar a força gravitacional deste fenómeno.

A primeira fotografia alguma vez registada de um buraco negro é uma imagem marcante, mas não nos permite ter a ideia do que realmente ocorre num buraco negro. Para colmatar essa falha, a NASA resolveu criar uma simulação, na qual é possível visualizar o fenómeno.

https://twitter.com/NASA/status/1177025023867006976

Segundo a Sputnik News, a simulação foi criada pelo Centro de Voo Espacial Goddard, da agência espacial norte-americana, através de um software. Esta simulação tem como objetivo demonstrar a força gravitacional de um buraco negro, onde nem mesmo a luz consegue escapar.

A gravidade extrema própria de um buraco negro distorce a luz emitida por diferentes regiões do disco de acumulação, produzindo a aparência deformada que conseguimos ver na simulação. À medida que os campos magnéticos giram através do gás agitado, foram-se nós brilhantes que se dissipam constantemente no disco.

Mais próximo do buraco negro, o gás orbita quase à velocidade da luz, enquanto as partes externas giram um pouco mais devagar. Esta diferença distorce os nós brilhantes, produzindo faixas claras e escuras no disco.

Quando visto de lado, o disco parece mais brilhante à esquerda do que à direita. isto explica-se pelo facto de o gás brilhante do lado esquerdo do disco se mover na nossa direção, a uma velocidade tão rápida que os efeitos da relatividade de Einstein aumentam o brilho. Pelo contrário, no lado direito da simulação, o gás afasta-se de nós, pelo que nos dá a sensação de que é um pouco mais fraco.

Esta assimetria, segundo a NASA, desaparece quando vemos o disco completamente de frente, porque, desta perspetiva, nenhuma material se move ao longo da nossa linha de visão.

Vídeos e simulações ajudam-se a visualizar o que Einstein queria dizer quando afirmou que a gravidade distorce o tecido do espaço e do tempo”, explicou Jeremy Schnittman, um dos responsáveis pela simulação. “Até há pouco tempo, estas simulações eram limitadas à nossa imaginações. Nunca pensei que seria possível ver um buraco negro real”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …

NASA revela que há água na Lua

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água …