“Fora de Jogo” com 47 arguidos. São 26 as transferências sob suspeita

A operação “Fora de Jogo”, que implicou buscas em várias entidades ligadas ao universo do futebol, levou à constituição de 47 arguidos, revelou a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Entre os 47 arguidos (24 pessoas coletivas e 23 pessoas singulares) contam-se “jogadores de futebol, agentes ou intermediários, advogados e dirigentes desportivos”, especificou a Procuradoria-Geral da República.

De acordo com o jornal Record, as SAD do Benfica, FC Porto e Sporting foram constituídas arguidas, assim como os seus presidentes, Luís Filipe Vieira, Pinto da Costa e Frederico Varandas. No caso dos ‘leões’, embora seja Frederico Varandas que está na presidência, as transferências investigadas são relativas ao mandato de Bruno de Carvalho.

Os presidentes do Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, Portimonense, Marítimo e Estoril também são visados na investigação. O “super-agente” Jorge Mendes, dono da Gestifute, também consta da lista de arguidos.

A PGR sublinha que “em causa estão suspeitas da prática de factos suscetíveis de integrarem crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais”.

“No inquérito investigam-se negócios do futebol profissional, efetuados a partir do ano de 2015, e que terão envolvido atuações destinadas a evitar o pagamento das prestações tributárias devidas ao Estado, através da ocultação ou alteração de valores e outros atos inerentes a esses negócios com reflexo na determinação das mesmas prestações”.

No decurso da operação foram realizadas, em 56 locais, 40 buscas domiciliárias e 31 buscas não domiciliárias, designadamente, em diversos clubes de futebol e respetivas sociedades e cinco buscas a escritórios de advogados.

A operação em curso baseia-se num inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do Ministério Público (MP) e numa investigação a cargo da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais (DSIFAE) da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

26 transferências investigadas

Ainda de acordo com o Record, há atletas de vários clubes cujas transferências e contratos estão a ser alvo de investigação. No Benfica, estão em causa jogadores e ex-jogadores como André Carrillo, Pizzi, Raúl Jiménez, Júlio César, Ola John, Rafa e Jonas.

No FC Porto, o desportivo refere que estão em causa Jackson Martínez, James Rodríguez, Mangala, Falcão, Maxi Pereira, Evandro, Danilo, Imbula, Casillas, Danilo Pereira, Osvaldo e Hernâni.

No Sporting Bruno César e Tanaka, no Sporting de Braga Dyego Sousa, Fransérgio, Pablo Santos, Eder e Zé Luís.

As SAD do Benfica, FC Porto, Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães confirmaram a realização das buscas, mostrando-se disponíveis para colaborar, assim como o ex-jogador azul-e-branco Iker Casillas, que também viu a sua casa no Porto ser alvo da vistoria da AT.

Esta quarta-feira, no discurso de abertura dos Galardões Cosme Damião, no Campo Pequeno, em Lisboa, o presidente dos encarnados, Luís Filipe Vieira, disse que a atividade financeira do clube “tem sido rigorosamente auditada pelas autoridades competentes”.

“Os lucros e bons resultados financeiros que apresentamos são bom exemplo de uma entidade portuguesa sem buracos e que é bom contribuidor para o país. Uma entidade que prestigia o país e traz riqueza para Portugal”, sublinhou.

Rui Pinto: “Como cidadão fiz simplesmente o meu dever”

Segundo o jornal Público, a ex-eurodeputada Ana Gomes revelou no Twitter uma mensagem que diz ser escrita por Rui Pinto, pirata informático responsável pela divulgação dos documentos que levaram a estas investigações.

“O Luanda Leaks é o exemplo mais recente de que os denunciantes e o jornalismo de investigação são essenciais para a nossa democracia. Durante anos, e apesar dos constantes alertas de que Portugal se tornara numa plataforma de lavagem de dinheiro da cleptocracia angolana, as autoridades judiciárias e de regulação nada fizeram”, lê-se na mensagem divulgada na rede social.

Como cidadão fiz simplesmente o meu dever ao ajudar a expor este e outros crimes, e mesmo sabendo de antemão da primitiva perseguição de que os denunciantes em Portugal, voltaria a fazê-lo”.

Rui Pinto encontra-se em prisão preventiva desde março do ano passado e aguarda o início do julgamento por 93 crimes de acesso ilegítimo, acesso indevido, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. E andam as Finanças preocupadas e atrás de quem trabalha? Vejam é essas grandes compras e vendas, esses têm melhor por onde pagar.

  2. Pois,no Luanda Leaks agiu como deveria ter agido em relação à Doyen , SCP, SLB e FCP… Dos 3 gds só lhe “cheirou” divulgar e-mails descontextualizados a pessoas do seu interesse e do seu clube!? HIPÓCRITA

  3. Era prendê-los a todos. Não fazem cá falta nenhuma. Acho mesmo que os noticiários não deveriam dar tanto destaque à bola.

RESPONDER

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …

Trabalhadores da Autoeuropa temem perda de centenas de postos de trabalho

A entidade coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa assumiu hoje, em comunicado, recear a perda de centenas de empregos no parque industrial, que está sem condições para trabalhar sete dias por semana, após a …

Espécies recém-descobertas de anfíbios já estão em risco de extinção

Uma equipa internacional de cientistas acaba de anunciar a descoberta de duas novas espécies e uma nova subespécie de anfíbios perto do Rio Negro, a norte do Vietname, avança o portal IFL Science. As espécies …