“Fora de Jogo” com 47 arguidos. São 26 as transferências sob suspeita

A operação “Fora de Jogo”, que implicou buscas em várias entidades ligadas ao universo do futebol, levou à constituição de 47 arguidos, revelou a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Entre os 47 arguidos (24 pessoas coletivas e 23 pessoas singulares) contam-se “jogadores de futebol, agentes ou intermediários, advogados e dirigentes desportivos”, especificou a Procuradoria-Geral da República.

De acordo com o jornal Record, as SAD do Benfica, FC Porto e Sporting foram constituídas arguidas, assim como os seus presidentes, Luís Filipe Vieira, Pinto da Costa e Frederico Varandas. No caso dos ‘leões’, embora seja Frederico Varandas que está na presidência, as transferências investigadas são relativas ao mandato de Bruno de Carvalho.

Os presidentes do Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, Portimonense, Marítimo e Estoril também são visados na investigação. O “super-agente” Jorge Mendes, dono da Gestifute, também consta da lista de arguidos.

A PGR sublinha que “em causa estão suspeitas da prática de factos suscetíveis de integrarem crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais”.

“No inquérito investigam-se negócios do futebol profissional, efetuados a partir do ano de 2015, e que terão envolvido atuações destinadas a evitar o pagamento das prestações tributárias devidas ao Estado, através da ocultação ou alteração de valores e outros atos inerentes a esses negócios com reflexo na determinação das mesmas prestações”.

No decurso da operação foram realizadas, em 56 locais, 40 buscas domiciliárias e 31 buscas não domiciliárias, designadamente, em diversos clubes de futebol e respetivas sociedades e cinco buscas a escritórios de advogados.

A operação em curso baseia-se num inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do Ministério Público (MP) e numa investigação a cargo da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais (DSIFAE) da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

26 transferências investigadas

Ainda de acordo com o Record, há atletas de vários clubes cujas transferências e contratos estão a ser alvo de investigação. No Benfica, estão em causa jogadores e ex-jogadores como André Carrillo, Pizzi, Raúl Jiménez, Júlio César, Ola John, Rafa e Jonas.

No FC Porto, o desportivo refere que estão em causa Jackson Martínez, James Rodríguez, Mangala, Falcão, Maxi Pereira, Evandro, Danilo, Imbula, Casillas, Danilo Pereira, Osvaldo e Hernâni.

No Sporting Bruno César e Tanaka, no Sporting de Braga Dyego Sousa, Fransérgio, Pablo Santos, Eder e Zé Luís.

As SAD do Benfica, FC Porto, Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães confirmaram a realização das buscas, mostrando-se disponíveis para colaborar, assim como o ex-jogador azul-e-branco Iker Casillas, que também viu a sua casa no Porto ser alvo da vistoria da AT.

Esta quarta-feira, no discurso de abertura dos Galardões Cosme Damião, no Campo Pequeno, em Lisboa, o presidente dos encarnados, Luís Filipe Vieira, disse que a atividade financeira do clube “tem sido rigorosamente auditada pelas autoridades competentes”.

“Os lucros e bons resultados financeiros que apresentamos são bom exemplo de uma entidade portuguesa sem buracos e que é bom contribuidor para o país. Uma entidade que prestigia o país e traz riqueza para Portugal”, sublinhou.

Rui Pinto: “Como cidadão fiz simplesmente o meu dever”

Segundo o jornal Público, a ex-eurodeputada Ana Gomes revelou no Twitter uma mensagem que diz ser escrita por Rui Pinto, pirata informático responsável pela divulgação dos documentos que levaram a estas investigações.

“O Luanda Leaks é o exemplo mais recente de que os denunciantes e o jornalismo de investigação são essenciais para a nossa democracia. Durante anos, e apesar dos constantes alertas de que Portugal se tornara numa plataforma de lavagem de dinheiro da cleptocracia angolana, as autoridades judiciárias e de regulação nada fizeram”, lê-se na mensagem divulgada na rede social.

Como cidadão fiz simplesmente o meu dever ao ajudar a expor este e outros crimes, e mesmo sabendo de antemão da primitiva perseguição de que os denunciantes em Portugal, voltaria a fazê-lo”.

Rui Pinto encontra-se em prisão preventiva desde março do ano passado e aguarda o início do julgamento por 93 crimes de acesso ilegítimo, acesso indevido, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. E andam as Finanças preocupadas e atrás de quem trabalha? Vejam é essas grandes compras e vendas, esses têm melhor por onde pagar.

  2. Pois,no Luanda Leaks agiu como deveria ter agido em relação à Doyen , SCP, SLB e FCP… Dos 3 gds só lhe “cheirou” divulgar e-mails descontextualizados a pessoas do seu interesse e do seu clube!? HIPÓCRITA

  3. Era prendê-los a todos. Não fazem cá falta nenhuma. Acho mesmo que os noticiários não deveriam dar tanto destaque à bola.

RESPONDER

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …