‘Football’s coming home’ ou ‘COVID’s coming home’?

Há festa em Inglaterra, por causa da final do Euro 2020, mas há também uma nova vaga de casos de coronavírus: “Se desbloqueamos socialmente…vamos mesmo ter um novo pico”.

Quando o grupo The Lightning Seeds se juntou aos humoristas David Baddiel e Frank Skinner, nunca pensou que, 25 anos depois, milhares ou milhões de ingleses ainda estariam a cantar isto:

O problema é que a expressão ‘Football’s coming home’ corre o risco de se transformar em ‘COVID’s coming home’. Ou seja, não é só o futebol que está a voltar para casa (para Inglaterra), mas a COVID-19 também está a afetar muito essa “casa”.

O aviso é deixado num artigo da agência Reuters, que lembra que tem havido festa em Inglaterra, nomeadamente em Londres, onde se situa o Estádio Wembley – que foi o palco de quase todos os jogos da seleção inglesa no Euro 2020 e também recebeu as meias-finais e vai ser o palco da final, entre Itália e Inglaterra.

Foram 60 mil pessoas dentro do estádio em cada jogo, dificilmente se via alguém com máscara e, seja dentro ou fora do recinto, os contactos entre os adeptos têm sido normais, como se não houvesse um vírus a afetar o planeta. Os ingleses juntam-se nos bares, nos pubs, e são um retrato de um país que não festeja um título internacional de futebol há 55 anos e que vive (tal como os outros) sob muitas restrições há quase um ano e meio.

Os jogos no Wembley estão a funcionar como eventos-teste para um número elevado de espectadores – e todos têm de apresentar um teste negativo à COVID-19, ou têm de estar vacinados. “Os estádios estão a ser bem geridos mas temos uma nação inteira a celebrar e isso é assustador“, avisou Keith Still, professor universiário.

No entanto, a Inglaterra atravessa uma nova vaga do coronavírus, sobretudo entre adultos jovens e masculinos. O número de casos positivos quadruplicou em junho e a probabilidade de encontrar uma mulher infetada foi 30% mais baixa do que encontrar um homem infetado.

“Se desbloqueamos socialmente…vamos mesmo ter um novo pico”, acrescentou o imunologista Denis Kinane.

Nesta quinta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lembrou os números na Europa: após 10 semanas de queda no número de infetados pelo novo coronavírus, a tendência agora é de crescimento (10% só na última semana).

“Temos de olhar para além da questão dos estádios. Temos de olhar para a forma como os adeptos chegam aos estádios: estão a viajar em inúmeros autocarros cheios? E, quando deixam os estádios, vão para bares e pubs para ver outros jogos?”, perguntou a diretora da OMS, Catherine Smallwood.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …