Detetada fonte desconhecida de alta energia perto de supernova

Uma equipa internacional de astrónomos detetou uma nova fonte de radiação gama de alta energia localizada perto dos restos da supernova G24.7+0.6.

A fonte, denominada MAGIC J1835-069, localiza-se à distância de 16,3 mil anos-luz da Terra. Os destroços de supernova são os restos de estrelas massivas que, no fim da sua vida, morrem em explosões gigantes. A supernova ligada à fonte explodiu há 9,5 mil anos.

Os seus destroços são do tipo misto e têm o revestimento externo a ampliar-se rapidamente, bem como um pulsar no centro que cria um vento estelar fortíssimo. Os objetos aceleram as partículas até energias muito altas na ordem de várias centenas de teraelétrão-volts, como é detalhado no artigo publicado a 12 de dezembro no arVix.

Os investigadores examinaram a G24.7+0.6 com ajuda do sistema MAGIC, que tem dois telescópios no observatório na ilha La Palma, bem como do telescópio espacial de raios gama Fermi.

Os cientistas conseguiram identificar a fonte de radiação de alta energia (de 150 a 5 teraelétrão-volts) que está a uma distância angular de 0,34 graus do centro da nebulosidade e atinge as dimensões de cerca de 98 anos-luz.

A fonte recém descoberta encontra-se entre duas fontes conhecidas: FGES J1836.5-0652 e o FGES J1834.1-0706.

Embora a natureza da fonte ainda não tenha sido esclarecida devido à complexidade da região vizinha da supernova G24.7+0.6. Contudo, os astrónomos supõem que o fenómeno possa ser explicado pela aceleração dos raios cósmicos dentro dos destroços através da colisão de protões no meio interestelar, rico em monóxido de carbono.

ZAP // Phys

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal garante duas entradas diretas na Champions de 2021/22

Portugal assegurou esta quinta-feira que vai terminar a época 2019/20 no 'top 6' do ranking de clubes de UEFA, garantindo duas entradas diretas, mais uma equipa na terceira pré-eliminatória, na Liga dos Campeões de futebol …

EDP processa Estado e reclama 717 milhões de euros

A EDP está a processar o Estado português, exigindo uma compensação de 717 milhões de euros devido ao antigo fundo de hidraulicidade. O Governo recusa essa hipótese. A EDP avançou com um processo contra o Estado …

Conservadores vencem com maioria absoluta. Boris promete Brexit a 31 de janeiro

O Partido Conservador garantiu, esta quinta-feira, a maioria absoluta e venceu oficialmente as eleições legislativas, apesar de a contagem dos votos continuar em curso. Para obter uma maioria absoluta, um partido precisa de vencer em 326 …

Estado é um dos clientes que podem ter de pagar para ter dinheiro nos bancos

Os bancos que não podem cobrar pelos depósitos de multinacionais ou empresas públicas, mas podem aplicar comissões apenas a instituições financeiras, como bancos ou seguradoras. Porém, de acordo com o jornal Público, há entidades do Estado …

Esgotaram as vacinas contra a gripe. Governo acusado de "esquecer" idosos

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) admitiu esta sexta-feira que houve uma rutura de stock da primeira tranche de vacinas contra a gripe. Em resposta a questões da Lusa na …

Vénus paleolítica com mais de 20.000 anos descoberta no norte de França

Uma Vénus do Paleolítico esculpida há 23 mil anos foi encontrada no campo arqueológico de Renancourt, perto de Amiens, no norte de França. A descoberta remonta a julho passado e foi agora anunciada em comunicado pelo …

Chumbados projetos de lei para proteger vítimas de violência doméstica

Reconhecimento das crianças em contexto de violência doméstica, declarações para memória futura das vítimas e criação de subsídio para quem é obrigado a abandonar o lar foram os temas em discussão. Os projetos de lei do …

Ferro repreende Ventura no Parlamento. Deputado pede audiência urgente a Marcelo

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, fez esta quinta-feira uma advertência ao deputado do Chega por utilizar com “demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso” nas suas intervenções no parlamento. André Ventura intervinha no …

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …