Detetada fonte desconhecida de alta energia perto de supernova

Uma equipa internacional de astrónomos detetou uma nova fonte de radiação gama de alta energia localizada perto dos restos da supernova G24.7+0.6.

A fonte, denominada MAGIC J1835-069, localiza-se à distância de 16,3 mil anos-luz da Terra. Os destroços de supernova são os restos de estrelas massivas que, no fim da sua vida, morrem em explosões gigantes. A supernova ligada à fonte explodiu há 9,5 mil anos.

Os seus destroços são do tipo misto e têm o revestimento externo a ampliar-se rapidamente, bem como um pulsar no centro que cria um vento estelar fortíssimo. Os objetos aceleram as partículas até energias muito altas na ordem de várias centenas de teraelétrão-volts, como é detalhado no artigo publicado a 12 de dezembro no arVix.

Os investigadores examinaram a G24.7+0.6 com ajuda do sistema MAGIC, que tem dois telescópios no observatório na ilha La Palma, bem como do telescópio espacial de raios gama Fermi.

Os cientistas conseguiram identificar a fonte de radiação de alta energia (de 150 a 5 teraelétrão-volts) que está a uma distância angular de 0,34 graus do centro da nebulosidade e atinge as dimensões de cerca de 98 anos-luz.

A fonte recém descoberta encontra-se entre duas fontes conhecidas: FGES J1836.5-0652 e o FGES J1834.1-0706.

Embora a natureza da fonte ainda não tenha sido esclarecida devido à complexidade da região vizinha da supernova G24.7+0.6. Contudo, os astrónomos supõem que o fenómeno possa ser explicado pela aceleração dos raios cósmicos dentro dos destroços através da colisão de protões no meio interestelar, rico em monóxido de carbono.

ZAP // Phys

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …