/

Implantada a primeira caixa torácica de titanio impressa em 3D

2

CSIRO

-

Depois de perder o esterno e parte da sua caixa torácica devido a um cancro, um homem espanhol de 54 anos de idade recebeu um implante da primeira caixa torácica impressa em 3D do mundo feita de um leve, porém incrivelmente forte, titânio.

Os implantes de titânio não são algo novo mas substituir grandes partes da caixa torácica de um ser humano é um procedimento mais complicado.

As próteses são geralmente construídas em várias partes separadas e com o tempo podem soltar-se e criar outras complicações.

Foi por isso que os cirurgiões do Hospital Universitário de Salamanca, em Espanha, decidiram que a melhor opção seria uma prótese única de titânio para replicar as porções em falta do peito do paciente.

A equipa médica usou então imagens 3D de alta resolução do tórax do paciente para determinar quais seriam as áreas que precisavam de ser substituídas.

Terminado esse passo, o próximo foi entrar em contacto com a Anatomics, uma empresa australiana, com sede em Melbourne, para desenvolver e construir a nova caixa torácica do paciente.

A impressão 3D com titânio exige ainda mais trabalho e rigor do que uma impressão 3D normal, por isso a empresa teve de recorrer a uma impressora com feixes de eletrões avaliada em 1,3 milhões de dólares.

Com um design exclusivo, a prótese, que é a primeira do género em todo o mundo, foi então levada para Espanha e cirurgicamente implantada no paciente.

Doze dias depois da cirurgia, o paciente teve alta e está a ter uma boa recuperação, sendo que até o processo médico já foi publicado no European Journal Cardio-Thoracic Surgery.

Por sua vez, a impressão 3D “também está de boa saúde e recomenda-se” já que este foi mais um passo para se tornar uma das mais importantes tecnologias usadas no século XXI.

ZAP / HypeScience

 

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.