Foguete impresso em 3D está quase pronto para a sua primeira missão no Espaço

(dr) Relativity Space

A Relativity Space é uma empresa que pretende lançar em órbita o primeiro foguete imprimido a 3D. A startup diz que já recolheu o financiamento necessário para a sua primeira missão.

Com uma visão inovadora, a Relativity Space está a caminhar a passos largos para a ser a primeira empresa a conseguir colocar em órbita um foguete imprimido a 3D. A startup americana garante que já conseguiu reunir o financiamento necessário para a sua primeira missão oficial. É esperado que comece as suas operações comerciais em 2021.

Segundo o The Verge, a empresa conseguiu angariar 185 milhões de dólares que deverão ser suficientes para dar o primeiro empurrão. Composta por antigos engenheiros da Blue Origin e da SpaceX, a equipa da Relativity Space quer construir quase todo o equipamento dos seus veículos através de impressoras 3D.

O uso deste método permite reduzir significativamente os custos de produção, já que são precisas menos peças para construir o foguete. A empresa espera ainda replicar este ideal no espaço. Por exemplo, imprimir um foguete em Marte para que possa regressar à Terra.

A Relativity Space está agora a construir o seu primeiro foguete: o Terran 1. Com a atualização das impressoras, a empresa prevê que possa construir um foguete igual a este em menos de 60 dias.

O Terran 1 foi projetado para ter cerca de 90 metros de altura e transportar 1.250 quilogramas de carga útil. Contudo, isto é apenas 6% da capacidade total do Falcon 9 da Space X. Como resposta a este problema, a empresa explica que aumentou o espaço para a carga, permitindo agora transportar o dobro daquilo que foi inicialmente planeado.

O foguete já foi testado, mas ainda não foi oficialmente lançado. “Em breve, poderemos lançar aquele que é o primeiro foguete do mundo totalmente impresso em 3D”, disse o CEO da Relativity Space, Tim Ellis. “Não só será um grande marco para os clientes, mas também acho que é um enorme testemunho da tecnologia de impressão 3D e da fábrica Stargate que estamos a construir”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Teoria da Relatividade não rendeu um Nobel a Einstein. Para o comité sueco, "não era Física"

A Teoria da Relatividade Geral (1905), um dos principais avanços científicos do século XX, não rendeu um prémio Nobel ao físico Albert Einstein, tendo o comité sueco argumentado que o trabalho não era sobre Física. …

Jogadora do Valladares criou pânico durante jogo

Yasmín Fernández não consegue recordar todos os momentos que se viveram na reta final do duelo com o Mos. Mas cedo descobriu que sofreu apenas uma lesão muscular. Decorria o minuto 88' do jogo entre UD …

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …

Governo prepara alargamento dos prazos para trocar prendas de Natal

O Governo espera dar mais 30 a 45 dias úteis, a contar a partir de 25 de dezembro, para trocas e devoluções de prendas de Natal. O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que o Governo …