Fogo em Aljezur obriga a retirar cerca de 30 pessoas de habitações

Paulo Nobre / Lusa

O incêndio que lavra em Aljezur obrigou à retirada de 25 a 30 pessoas de habitações dispersas que se encontravam próximas da frente de fogo. Fonte da Proteção Civil disse que foram levadas para a aldeia da Pedralva.

“Deslocámos preventivamente entre 25 a 30 pessoas de habitações dispersas que estavam na frente de fogo e que foram deslocadas para a aldeia da Pedralva”, referiu Abel Gomes, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Algarve.

Segundo aquele responsável, que falava aos jornalistas à margem da conferência de imprensa para o balanço da situação da covid-19 no Algarve, não há, até agora, “informação de qualquer dano ou qualquer ferido no teatro de operações”.

Abel Gomes acrescentou que o incêndio lavra em duas frentes, ambas com muita intensidade, sendo que numa delas “não há acesso aos meios terrestres”, estando a ser criadas as condições para aceder àquela zona.

O combate ao incêndio está a ser dificultado pela “força do vento”, que sopra com “rajadas que rondam os 40 a 50 quilómetros”, referiu o segundo comandante da Proteção Civil no Algarve.

O incêndio está a ser combatido por um total de 316 operacionais, apoiados por 94 veículos e 11 meios aéreos, lê-se no Diário de Notícias. O incêndio deflagrou às 12h55 numa área florestal na Bordeira, no concelho de Aljezur, distrito de Faro.

Em declarações à Rádio Observador, o presidente da Câmara de Aljezur adiantou que o fogo já se estendeu também ao concelho vizinho de Vila do Bispo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. São as novas estratégias do mundo empresarial! Encomendar fogos é uma delas e vai sendo legal pois perante a justiça os fogos vão passando impunes, caso contrário já teriam criminalizado os grandes fogos de 2017 mas tal não aconteceu. Portanto os empresários continuam a encomendar estes grandes fogos pois fazem deles grandes negócios!!

RESPONDER

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …