Pela primeira vez, focas cinzentas foram filmadas a bater palmas debaixo de água

Focas cinzentas foram filmadas, pela primeira vez, a bater as barbatanas debaixo de água. Elas fazem-no para afastar a concorrência e mostrar-se às potenciais companheiras para acasalar.

Num novo estudo da Universidade de Monash, cientistas gravaram, pela primeira vez, focas cinzentas a bater as suas barbatanas debaixo de água. Os investigadores concluíram que este comportamento é uma forma de comunicação e serve para afastar concorrentes e mostrar-se às potenciais companheiras.

O estudo foi publicado esta segunda-feira na revista científica Marine Mammal Science. Embora não seja pouco comum ver focas a bater palmas num zoo, de acordo com o Newsweek, esta ação nunca tinha sido filmada na natureza e debaixo de água.

“A descoberta de focas a bater palmas pode não parecer tão surpreendente, afinal, elas são famosas por bater palmas em zoológicos e aquários. Mas enquanto os animais do jardim zoológico são frequentemente treinados para bater palmas para nosso entretenimento, estas focas cinzentas estão a fazer isso na natureza por vontade própria”, explicou o autor do estudo, David Hocking.

Ben Burville, da Universidade de Newcastle, foi o cientista responsável pelas imagens inéditas e salienta que “o som foi incrivelmente alto” e que ao início não conseguiu acreditar naquilo que estava a ouvir.



“Outras espécies de mamíferos marinhos podem produzir tipos semelhantes de som percussivo a bater na água com o seu corpo ou cauda”, explicou o coautor Alistair Evans, citado pelo Tech Explorist.

O barulho produzido dura menos de uma fração de segundo embora produza um som de alta frequência. Os investigadores constataram que o tom corta o ruído de fundo para transmitir uma mensagem clara às focas que estejam nas redondezas. Estes são animais bastante sociais e nadam frequentemente em grupo.

“Pense num gorila macho a bater no peito, por exemplo. Como palmas de foca, essas batidas no peito transmitem duas mensagens: sou forte, fique longe e sou forte, os meus genes são bons”, disse Hocking.

Os investigadores realçam que esta descoberta apenas vem comprovar que ainda há muito que não sabemos sobre os animais que nos rodeiam. Ao saber que as focas cinzentas comunicam através de palmas, temos um maior know-how para as proteger e para preservar o seu estilo de vida.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …