/

Pela primeira vez, focas cinzentas foram filmadas a bater palmas debaixo de água

Focas cinzentas foram filmadas, pela primeira vez, a bater as barbatanas debaixo de água. Elas fazem-no para afastar a concorrência e mostrar-se às potenciais companheiras para acasalar.

Num novo estudo da Universidade de Monash, cientistas gravaram, pela primeira vez, focas cinzentas a bater as suas barbatanas debaixo de água. Os investigadores concluíram que este comportamento é uma forma de comunicação e serve para afastar concorrentes e mostrar-se às potenciais companheiras.

O estudo foi publicado esta segunda-feira na revista científica Marine Mammal Science. Embora não seja pouco comum ver focas a bater palmas num zoo, de acordo com o Newsweek, esta ação nunca tinha sido filmada na natureza e debaixo de água.

“A descoberta de focas a bater palmas pode não parecer tão surpreendente, afinal, elas são famosas por bater palmas em zoológicos e aquários. Mas enquanto os animais do jardim zoológico são frequentemente treinados para bater palmas para nosso entretenimento, estas focas cinzentas estão a fazer isso na natureza por vontade própria”, explicou o autor do estudo, David Hocking.

Ben Burville, da Universidade de Newcastle, foi o cientista responsável pelas imagens inéditas e salienta que “o som foi incrivelmente alto” e que ao início não conseguiu acreditar naquilo que estava a ouvir.

“Outras espécies de mamíferos marinhos podem produzir tipos semelhantes de som percussivo a bater na água com o seu corpo ou cauda”, explicou o coautor Alistair Evans, citado pelo Tech Explorist.

O barulho produzido dura menos de uma fração de segundo embora produza um som de alta frequência. Os investigadores constataram que o tom corta o ruído de fundo para transmitir uma mensagem clara às focas que estejam nas redondezas. Estes são animais bastante sociais e nadam frequentemente em grupo.

“Pense num gorila macho a bater no peito, por exemplo. Como palmas de foca, essas batidas no peito transmitem duas mensagens: sou forte, fique longe e sou forte, os meus genes são bons”, disse Hocking.

Os investigadores realçam que esta descoberta apenas vem comprovar que ainda há muito que não sabemos sobre os animais que nos rodeiam. Ao saber que as focas cinzentas comunicam através de palmas, temos um maior know-how para as proteger e para preservar o seu estilo de vida.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.