Focas bebé (robóticas) podem ajudar pacientes com covid-19 a combater a solidão

Os profissionais de saúde dos Estados Unidos contam com focas bebé robóticas sofisticados para ajudar os seus pacientes com covid-19 a lidar com a solidão.

De acordo com o Wired, as focas bebé são construídas pela PARO Robots, projetadas para pesar tanto como um bebé humano.

Cada foca robótica custa seis mil dólares. Pode parecer caro para o que parece um boneco de peluche. No entanto, estas focas são, na verdade, sofisticados “robôs terapêuticos” aprimorados pela inteligência artificial, de acordo com o site da empresa.

As focas conseguem reduzir o stresse do paciente, estimular as interações entre pacientes e cuidadores e melhorar a socialização. “Ao interagir com as pessoas, o PARO responde como se estivesse vivo, movendo a cabeça e as pernas, emitindo sons e mostrando so eu comportamento preferido”, lê-se no site. “O PARO também imita a voz de uma verdadeira foca-harpa bebé.”

Durante uma pandemia global, as focas robóticas terapêuticas estão na moda. “O papel de robôs sociais como o Paro está a tornar-se cada vez mais importante, especialmente porque vemos este setor da nossa população a ser alvo deste vírus”, disse a diretora de programas da Universidade do Texas no departamento de enfermagem de Tyler, que também administra aulas de certificação do PARO Sandra Petersen, em declarações ao Wired. “Foi construído para uma época como esta.”

“Como não podemos ter interação humana de momento, é certamente muito melhor do que nada”, disse Kate Darling, especialista em robótica do MIT, ao Wired.

A empresa realizou vários estudos para provar que as suas pequenas focas bebé conseguem realmente ajudar a combater a solidão.

“Uma senhora que não era verbal há oito anos, segundo o relatório da sua família, começou a conversar”, contou Petersen. “E a sua primeira palavra foi ‘adoro-te’ para o Paro”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que estavam na invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à Maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …