Focas bebé (robóticas) podem ajudar pacientes com covid-19 a combater a solidão

Os profissionais de saúde dos Estados Unidos contam com focas bebé robóticas sofisticados para ajudar os seus pacientes com covid-19 a lidar com a solidão.

De acordo com o Wired, as focas bebé são construídas pela PARO Robots, projetadas para pesar tanto como um bebé humano.

Cada foca robótica custa seis mil dólares. Pode parecer caro para o que parece um boneco de peluche. No entanto, estas focas são, na verdade, sofisticados “robôs terapêuticos” aprimorados pela inteligência artificial, de acordo com o site da empresa.

As focas conseguem reduzir o stresse do paciente, estimular as interações entre pacientes e cuidadores e melhorar a socialização. “Ao interagir com as pessoas, o PARO responde como se estivesse vivo, movendo a cabeça e as pernas, emitindo sons e mostrando so eu comportamento preferido”, lê-se no site. “O PARO também imita a voz de uma verdadeira foca-harpa bebé.”

Durante uma pandemia global, as focas robóticas terapêuticas estão na moda. “O papel de robôs sociais como o Paro está a tornar-se cada vez mais importante, especialmente porque vemos este setor da nossa população a ser alvo deste vírus”, disse a diretora de programas da Universidade do Texas no departamento de enfermagem de Tyler, que também administra aulas de certificação do PARO Sandra Petersen, em declarações ao Wired. “Foi construído para uma época como esta.”

“Como não podemos ter interação humana de momento, é certamente muito melhor do que nada”, disse Kate Darling, especialista em robótica do MIT, ao Wired.

A empresa realizou vários estudos para provar que as suas pequenas focas bebé conseguem realmente ajudar a combater a solidão.

“Uma senhora que não era verbal há oito anos, segundo o relatório da sua família, começou a conversar”, contou Petersen. “E a sua primeira palavra foi ‘adoro-te’ para o Paro”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.