Focas bebé (robóticas) podem ajudar pacientes com covid-19 a combater a solidão

Os profissionais de saúde dos Estados Unidos contam com focas bebé robóticas sofisticados para ajudar os seus pacientes com covid-19 a lidar com a solidão.

De acordo com o Wired, as focas bebé são construídas pela PARO Robots, projetadas para pesar tanto como um bebé humano.

Cada foca robótica custa seis mil dólares. Pode parecer caro para o que parece um boneco de peluche. No entanto, estas focas são, na verdade, sofisticados “robôs terapêuticos” aprimorados pela inteligência artificial, de acordo com o site da empresa.

As focas conseguem reduzir o stresse do paciente, estimular as interações entre pacientes e cuidadores e melhorar a socialização. “Ao interagir com as pessoas, o PARO responde como se estivesse vivo, movendo a cabeça e as pernas, emitindo sons e mostrando so eu comportamento preferido”, lê-se no site. “O PARO também imita a voz de uma verdadeira foca-harpa bebé.”

Durante uma pandemia global, as focas robóticas terapêuticas estão na moda. “O papel de robôs sociais como o Paro está a tornar-se cada vez mais importante, especialmente porque vemos este setor da nossa população a ser alvo deste vírus”, disse a diretora de programas da Universidade do Texas no departamento de enfermagem de Tyler, que também administra aulas de certificação do PARO Sandra Petersen, em declarações ao Wired. “Foi construído para uma época como esta.”

“Como não podemos ter interação humana de momento, é certamente muito melhor do que nada”, disse Kate Darling, especialista em robótica do MIT, ao Wired.

A empresa realizou vários estudos para provar que as suas pequenas focas bebé conseguem realmente ajudar a combater a solidão.

“Uma senhora que não era verbal há oito anos, segundo o relatório da sua família, começou a conversar”, contou Petersen. “E a sua primeira palavra foi ‘adoro-te’ para o Paro”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Rúben Dias estreia-se a marcar pelo City no triunfo sobre o West Ham

O internacional português estreou-se a marcar pelo Manchester City, na vitória por 2-1, da equipa que lidera confortavelmente a liga inglesa de futebol frente ao West Ham, na 26.ª jornada da prova. No estádio Etihad, em …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …