FMI quer novo procedimento de Bruxelas contra Portugal

Stephen Jaffe / International Monetary Fund / Flickr

A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde

A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde

O Fundo Monetário Internacional (FMI) defende uma ação mais dura da Comissão Europeia contra países com desequilíbrios excessivos na economia – entre estes Portugal.

O FMI defende, num relatório publicado esta sexta-feira sobre as consultas ao abrigo do artigo IV sobre a zona euro, que a Comissão Europeia abra um Procedimento por Desequilíbrio Excessivo contra Portugal, que tem registado desequilíbrios na economia desde 2014.

Os técnicos do FMI defendem que Bruxelas abra “procedimentos contra países que violem as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento”, ou seja, que sejam “reincidentes” na acumulação de desequilíbrios macroeconómicos.

No ano passado, de acordo com a Comissão Europeia, outros quatro países registavam desequilíbrios excessivos além de Portugal – Bulgária, França, Croácia e Itália -, mas a Comissão não abriu nenhum Procedimento por Desequilíbrio Excessivo. Este ano, junta-se a estes cinco países o Chipre.

Na análise da Comissão Europeia relativa a 2016, publicada em fevereiro, a economia portuguesa revela “enormes desequilíbrios no que toca à dívida externa e interna, tanto pública como privada, num contexto de elevado desemprego“, e a posição líquida de investimento internacional “é muito negativa”.

Se o procedimento fosse aberto contra Portugal, o nosso país teria de apresentar um plano de ação corretiva, que teria que ser aprovado pelo Conselho da União Europeia, ou Portugal poderia ser sujeito a uma multa de 0,1% do PIB.

De acordo com o Jornal de Negócios, no entanto, o relatório refere que, “em vez de abrir um PDE, que seria politicamente controverso, a Comissão Europeia vai usar a ferramenta de ‘monitorização específica’ para avaliar a implementação das reformas nos países com desequilíbrios excessivos continuados, para ajudar a gerar pressão de grupo para agirem”.

No documento é ainda defendida necessidade de criar regras mais simples e um modelo mais automático de aplicação desses mecanismos de reforço de cumprimento e um quadro orçamental mais independente.

“O modelo de governação económica precisa de ser consideravelmente reforçado para incentivar as reformas estruturais. Uma melhor aplicação do atual modelo – incluindo a abertura do Procedimento por Desequilíbrio Excessivo contra infratores reincidentes – iria aumentar o cumprimento das regras e construir credibilidade”, realça ainda o FMI.

Perspetivas “medíocres”

O FMI voltou a rever em baixa as previsões de crescimento da economia da zona euro para 2017, dos anteriores 1,6% para 1,4%, sobretudo devido ao “impacto negativo” do Brexit.

Segundo o estudo do artigo IV sobre a zona euro, divulgado esta sexta-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), “o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro deverá desacelerar de 1,6% este ano para 1,4% em 2017, sobretudo devido ao impacto negativo do resultado do referendo no Reino Unido”, que determinou a saída do país da União Europeia.

No relatório, o Fundo aponta ainda que as perspetivas para a zona euro a médio prazo são “medíocres” – dado o elevado desemprego herdado da crise, a elevada dívida pública e privada e as debilidades estruturais que afetam o crescimento da produtividade – projetando um crescimento a cinco anos em torno de 1,5%, com a taxa de inflação a ficar-se pelos 1,7%.

No World Economic Outlook divulgado a 12 de abril, em que atualizou as projeções económicas até 2021, o FMI já tinha revisto em baixa as previsões de janeiro para a zona euro, antecipando uma evolução de 1,5% em 2016 e de 1,6% em 2017 .

Em janeiro tinha previsto que a zona euro deveria crescer 1,7% tanto este ano como no próximo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Cá está! Esta instituição vive disto!
    Quanto mais países enterrados até ao pescoço melhor.
    É este tipo de instituições que são autenticos parasitas, agiotas encapotados.
    Por outro lado parece-me absurda esta intromissão nas decisões da UE, ao tecerem comentários que na prática representam uma atitude de pressão na UE, para que estes implementem sanções contra nós.
    É vergonhoso e revoltante!

  2. tudo um cambada de por……………..cos?=)(/, para não dizer outra coisa. Chegámos ao tempo em que os grandes enchem-se à custa dos pequenos. Apetece falar mas não …………….e é assim.

  3. Isto vindo de uma parasita que foi ministra das finanças do país que mais vezes ultrapassou os limites de défice, deve ser para rir!!!

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …