Florestas de algas valeriam mais de 500 mil milhões de dólares por ano

Uma nova investigação revela que florestas de algas valeriam mais de 500 mil milhões de dólares por ano para a economia mundial.

Um artigo publicado na última terça-feira na revista Nature Communications estima que o valor agregado por florestas de algas nos litorais à volta do mundo chega a um valor de 500 mil milhões de dólares.

Resultado do estudo de uma equipa internacional de cientistas, a estimativa leva em consideração as funções ecológicas prestadas pelas algas, como remover poluentes da água e servir de habitat para espécies de peixes.

O estudo avaliou seis variedades de algas, conhecidas coletivamente como kelp, e o papel que desempenham no ecossistema marinho. Além de fixar carbono na sua estrutura através da fotossíntese, estas espécies removem azoto e fósforo da água e fornecem abrigo para peixes e outros organismos marinhos.

Estão localizadas principalmente em áreas polares e de clima temperado. Cerca de 740 milhões de pessoas, quase um décimo da população mundial, vivem a até 50 quilómetros de uma destas florestas. Já no oceano, mais de 1.000 espécies utilizam-nas como abrigo.

Os resultados indicam um valor de 147.000 dólares por hectare de algas anualmente, chegando a um total de 560 mil milhões de dólares quando se considera a área total coberta por estas florestas marinhas ao redor do mundo. O valor é três vezes maior do que estudos anteriores apontavam.

O valor das algas converte-se para a economia quando se olha a variedade de espécies utilizadas para consumo que sobrevivem graças à presença delas. Entre estes animais estão camarões, marisco e variedades de garoupa e bacalhau. Cerca de 900 kg de peixes e frutos do mar pescados por ano seriam provenientes das áreas de kelp.

Se os 500 mil milhões de dólares já são um valor alto, ele poderia subir se o estudo considerasse outros setores em que as algas têm uma contribuição indireta, como o turismo, por protegerem as praias. Especialistas esperam que o resultado encontrado sirva de motivação para a conservação, não apenas das florestas de água, mas do oceano como um todo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.