/

Flashes de luz sob a forma de “duendes” observados pela primeira vez em Júpiter

NASA/JPL-Caltech/SwRI

A missão Juno da NASA detetou pela primeira vez flashes de luz sobre a forma de “duendes” ou “elfos” na atmosfera de Júpiter.

Em comunicado, os cientistas da agência espacial norte-americana explicam que estes flashes de luz, formalmente apelidados como eventos de luz transitória (TLEs), são fenómenos “brilhantes, imprevisíveis e extremamente breves”.

Os flashes de luz foram detetados graças a dados do espectrógrafo de ultravioleta (UVS) da sonda espacial Juno, cujos primeiros sinais sobre estes fenómenos foram publicamente divulgados no verão do ano passado.

“O UVS foi projetado para caracterizar as belas luzes do norte e sul de Júpiter”, disse Rohini Giles, autor principal do estudo que descreve a descoberta e cujos resultados foram esta semana publicados na revista Journal of Geophysical Research: Planets.

O especialista explica que as imagens não mostravam apenas a aurora dos planeta, mas também um “flash brilhante de luz ultravioleta no canto onde não deveria estar”.

Depois de os dados terem sido analisados, a equipa chegou a conclusão de que Juno detetou pela primeira vez um fenómeno TLE no maior planeta do Sistema Solar.

Este tipo de eventos são causados ​​por descargas de raios de tempestades elétricas muito baixas e também acontecem na Terra a até 97 quilómetros acima de tempestades intensas, iluminando grande parte do céu e durando apenas alguns milissegundos – comparável à fração de tempo de um piscar de olhos.

Na Terra, os ‘duendes’ e ‘elfos’ aparecem em tons de avermelhada devido à sua interação com o nitrogénio na alta atmosfera, mas em Júpiter, a alta atmosfera é composta principalmente por hidrogénio e, por isso, é provável que apareçam em azul ou rosa”.

Os cientistas suspeitavam já de eventos luminosos na atmosfera de Júpiter há algum tempo, mas as observações recentes de 11 flashes brilhantes confirmaram o fenómenos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.