Flamengo campeão: VAR anulou dois golos e um penálti ao Inter

Alexandre Vidal / CRF

Uma das derrotas mais vitoriosas de sempre na história do Brasileirão; na última jornada o Flamengo perdeu mas o Internacional não conseguiu marcar contra o Corinthians.

Houve sofrimento até ao apito final e para lá do apito final, em São Paulo: o Flamengo foi bicampeão brasileiro mas perdeu no Morumbi por 2-1, na 38.ª e última jornada do Brasileirão. No entanto, a turma do Rio de Janeiro celebrou na mesma porque, em Porto Alegre, o Internacional empatou 0-0 com o Corinthians.

Em São Paulo, o Flamengo já chegou ao intervalo a perder. Numa primeira parte dominada pelo campeão, mas algo tremida no ataque, perto do intervalo foi Luciano a marcar, num livre direto (no único remate à baliza do São Paulo até ao intervalo). A segunda parte começou e o Flamengo cedo empatou, por Bruno Henrique, em nova jogada de bola parada. Mas aos 57 minutos Pablo aproveitou um mau alívio do guarda-redes Hugo Souza e estabeleceu o 2-1 final.

O jogo acabou com a festa do São Paulo que, ao conquistar os três pontos, assegurou uma das vagas na fase de grupos da próxima Taça dos Libertadores. O Flamengo não festejou porque ainda faltavam alguns minutos para terminar o Internacional-Corinthians.

No Beira-Rio não houve golos oficiais mas houve dois apontados pelo Internacional, já depois de uma decisão discutível na anulação de uma grande penalidade. À meia hora de jogo, Ramiro, jogador do Corinthians tocou na bola com o braço dentro da área defensiva; grande penalidade mas, quase seis minutos depois, e após consulta do vídeo-árbitro, a decisão foi revertida. Decisão complicada, muitos protestos locais. Mais tarde, Yuri Alberto marcou para o Inter mas o golo foi bem anulado.

Já no período de compensação da segunda parte, a cena mais dramática da “novela” desta madrugada: Edenílson apontou mais um golo para o Internacional…mais um golo que foi anulado. Fora-de-jogo bem assinalado. Foi curioso ver a corrida desenfreada dos elementos do Internacional que estavam no banco de suplentes: iam a correr na direção de Edenílson para celebrar mas, quando viram que a bandeira do árbitro auxiliar estava levantada, mudaram de repente o percurso e começaram a correr para rodear o árbitro – e alguns ficaram muito perto da violência física.

Também curioso foi ver a ansiedade em São Paulo, ao mesmo tempo: no minuto em que o jogo do Flamengo acabou, estava precisamente a decorrer a análise do vídeo-árbitro a este segundo golo anulado ao Internacional. Muitos telemóveis na mão e muitos nervos.

Nervos que terminaram pouco depois (o Inter ainda teve uma oportunidade flagrante após o golo anulado) quando o duelo no Beira-Rio acabou e assim começaram os festejos do Flamengo. Bicampeonato confirmado com 71 pontos, apenas mais um do que o Internacional. Quem entregou a taça foi Nunes, que era um dos futebolistas do Flamengo no bicampeonato de 1982/83.

Depois do título nacional em 2019, sob o comando de Jorge Jesus, seguiu-se uma época com três treinadores mas a repetição da conquista do Brasileirão. O treinador responsável pela subida de rendimento nos últimos meses foi Rogério Ceni, figura do São Paulo que foi campeão…em São Paulo.

O Flamengo conta agora com sete títulos nacionais, igualando precisamente o Corinthians, equipa que foi essencial desta vez. Ambos estão no terceiro lugar da lista dos maiores vencedores do Brasileirão, atrás do líder Palmeiras e do Santos.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …