Flamengo campeão: VAR anulou dois golos e um penálti ao Inter

Alexandre Vidal / CRF

Uma das derrotas mais vitoriosas de sempre na história do Brasileirão; na última jornada o Flamengo perdeu mas o Internacional não conseguiu marcar contra o Corinthians.

Houve sofrimento até ao apito final e para lá do apito final, em São Paulo: o Flamengo foi bicampeão brasileiro mas perdeu no Morumbi por 2-1, na 38.ª e última jornada do Brasileirão. No entanto, a turma do Rio de Janeiro celebrou na mesma porque, em Porto Alegre, o Internacional empatou 0-0 com o Corinthians.

Em São Paulo, o Flamengo já chegou ao intervalo a perder. Numa primeira parte dominada pelo campeão, mas algo tremida no ataque, perto do intervalo foi Luciano a marcar, num livre direto (no único remate à baliza do São Paulo até ao intervalo). A segunda parte começou e o Flamengo cedo empatou, por Bruno Henrique, em nova jogada de bola parada. Mas aos 57 minutos Pablo aproveitou um mau alívio do guarda-redes Hugo Souza e estabeleceu o 2-1 final.

O jogo acabou com a festa do São Paulo que, ao conquistar os três pontos, assegurou uma das vagas na fase de grupos da próxima Taça dos Libertadores. O Flamengo não festejou porque ainda faltavam alguns minutos para terminar o Internacional-Corinthians.

No Beira-Rio não houve golos oficiais mas houve dois apontados pelo Internacional, já depois de uma decisão discutível na anulação de uma grande penalidade. À meia hora de jogo, Ramiro, jogador do Corinthians tocou na bola com o braço dentro da área defensiva; grande penalidade mas, quase seis minutos depois, e após consulta do vídeo-árbitro, a decisão foi revertida. Decisão complicada, muitos protestos locais. Mais tarde, Yuri Alberto marcou para o Inter mas o golo foi bem anulado.

Já no período de compensação da segunda parte, a cena mais dramática da “novela” desta madrugada: Edenílson apontou mais um golo para o Internacional…mais um golo que foi anulado. Fora-de-jogo bem assinalado. Foi curioso ver a corrida desenfreada dos elementos do Internacional que estavam no banco de suplentes: iam a correr na direção de Edenílson para celebrar mas, quando viram que a bandeira do árbitro auxiliar estava levantada, mudaram de repente o percurso e começaram a correr para rodear o árbitro – e alguns ficaram muito perto da violência física.

Também curioso foi ver a ansiedade em São Paulo, ao mesmo tempo: no minuto em que o jogo do Flamengo acabou, estava precisamente a decorrer a análise do vídeo-árbitro a este segundo golo anulado ao Internacional. Muitos telemóveis na mão e muitos nervos.

Nervos que terminaram pouco depois (o Inter ainda teve uma oportunidade flagrante após o golo anulado) quando o duelo no Beira-Rio acabou e assim começaram os festejos do Flamengo. Bicampeonato confirmado com 71 pontos, apenas mais um do que o Internacional. Quem entregou a taça foi Nunes, que era um dos futebolistas do Flamengo no bicampeonato de 1982/83.

Depois do título nacional em 2019, sob o comando de Jorge Jesus, seguiu-se uma época com três treinadores mas a repetição da conquista do Brasileirão. O treinador responsável pela subida de rendimento nos últimos meses foi Rogério Ceni, figura do São Paulo que foi campeão…em São Paulo.

O Flamengo conta agora com sete títulos nacionais, igualando precisamente o Corinthians, equipa que foi essencial desta vez. Ambos estão no terceiro lugar da lista dos maiores vencedores do Brasileirão, atrás do líder Palmeiras e do Santos.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bernie Madoff, autor de uma das maiores fraudes da história, morreu aos 82 anos

Bernard Madoff, um dos homens mais célebres da crise financeira de 2008, morreu na prisão federal de Butner, na Carolina do Norte, noticia a agência Associated Press, citando fonte do próprio estabelecimento prisional. Em dezembro de …

Dinamarca desiste da vacina da AstraZeneca. É o primeiro país da Europa a tomar a decisão

A Dinamarca anunciou esta quarta-feira que desistiu de usar a vacina para a covid-19 da AstraZeneca devido aos efeitos secundários "raros, mas graves". Já a Alemanha decidiu administrar outra vacina nas segundas doses a quem …

Medida "excessiva". PSD vai pedir a apreciação parlamentar do prolongamento do teletrabalho até final do ano

O PSD vai pedir a apreciação parlamentar do prolongamento do teletrabalho até final do ano, considerando a medida "excessiva". O ECO avança, esta quarta-feira, que o PSD vai pedir, ainda esta semana, a apreciação parlamentar do …

Portugal regista mais 684 casos e 8 mortos. Incidência da doença a subir

O boletim epidemiológico desta quarta-feira indica que Portugal registou nas últimas 24 horas, 684 novos casos de covid-19 e mais 8 óbitos. Segundo o boletim da DGS o país tem 447 doentes com covid-19 internados, dos …

Acesso ao Ensino Superior terá as mesmas exceções do ano passado

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse, esta terça-feira, que o acesso ao Ensino Superior terá, este ano, as mesmas medidas excecionais implementadas no ano passado devido à pandemia da covid-19. "Olhar para a …

Europa vai receber mais 50 milhões de vacinas da Pfizer ainda este mês

Depois de se saber que a UE não vai renovar os contratos com a Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano, a Comissão Europeia anunciou que a Pfizer vai fornecer 50 milhões de doses …

Agente que matou Daunte Wright e chefe da polícia demitiram-se. Mas os protestos continuam

A polícia que matou a tiro um jovem afro-americano em Brooklyn Center, nos Estados Unidos, no domingo, e o chefe da polícia local demitiram-se. Mas os protestos continuam na cidade. Mike Elliott, mayor de Brooklyn Center, …

Família de Ihor pondera recorrer se inspetores não forem condenados por homicídio

A família de Ihor Homenyuk está a ponderar recorrer se os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) forem condenados por ofensas à integridade física agravada e não por homicídio qualificado. A notícia é …

"Sofagate". Michel pede desculpa a Von der Leyen por falta de reação a incidente em Ancara

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, pediu esta terça-feira solenemente desculpa à líder da Comissão Europeia (UE) pela falta de reação ao "desplante diplomático" protagonizado por Ancara na semana passada. Von der Leyen destacou …

Altice Portugal acredita que "SIRESP vai acabar a 30 de junho"

O presidente da Altice Portugal disse que a empresa não teve "qualquer tipo de contacto por parte do SIRESP" sobre a continuidade do contrato, pelo lhe parece que a rede de emergência "vai acabar no …