Flamengo campeão: VAR anulou dois golos e um penálti ao Inter

Alexandre Vidal / CRF

Uma das derrotas mais vitoriosas de sempre na história do Brasileirão; na última jornada o Flamengo perdeu mas o Internacional não conseguiu marcar contra o Corinthians.

Houve sofrimento até ao apito final e para lá do apito final, em São Paulo: o Flamengo foi bicampeão brasileiro mas perdeu no Morumbi por 2-1, na 38.ª e última jornada do Brasileirão. No entanto, a turma do Rio de Janeiro celebrou na mesma porque, em Porto Alegre, o Internacional empatou 0-0 com o Corinthians.

Em São Paulo, o Flamengo já chegou ao intervalo a perder. Numa primeira parte dominada pelo campeão, mas algo tremida no ataque, perto do intervalo foi Luciano a marcar, num livre direto (no único remate à baliza do São Paulo até ao intervalo). A segunda parte começou e o Flamengo cedo empatou, por Bruno Henrique, em nova jogada de bola parada. Mas aos 57 minutos Pablo aproveitou um mau alívio do guarda-redes Hugo Souza e estabeleceu o 2-1 final.

O jogo acabou com a festa do São Paulo que, ao conquistar os três pontos, assegurou uma das vagas na fase de grupos da próxima Taça dos Libertadores. O Flamengo não festejou porque ainda faltavam alguns minutos para terminar o Internacional-Corinthians.

No Beira-Rio não houve golos oficiais mas houve dois apontados pelo Internacional, já depois de uma decisão discutível na anulação de uma grande penalidade. À meia hora de jogo, Ramiro, jogador do Corinthians tocou na bola com o braço dentro da área defensiva; grande penalidade mas, quase seis minutos depois, e após consulta do vídeo-árbitro, a decisão foi revertida. Decisão complicada, muitos protestos locais. Mais tarde, Yuri Alberto marcou para o Inter mas o golo foi bem anulado.

Já no período de compensação da segunda parte, a cena mais dramática da “novela” desta madrugada: Edenílson apontou mais um golo para o Internacional…mais um golo que foi anulado. Fora-de-jogo bem assinalado. Foi curioso ver a corrida desenfreada dos elementos do Internacional que estavam no banco de suplentes: iam a correr na direção de Edenílson para celebrar mas, quando viram que a bandeira do árbitro auxiliar estava levantada, mudaram de repente o percurso e começaram a correr para rodear o árbitro – e alguns ficaram muito perto da violência física.

Também curioso foi ver a ansiedade em São Paulo, ao mesmo tempo: no minuto em que o jogo do Flamengo acabou, estava precisamente a decorrer a análise do vídeo-árbitro a este segundo golo anulado ao Internacional. Muitos telemóveis na mão e muitos nervos.

Nervos que terminaram pouco depois (o Inter ainda teve uma oportunidade flagrante após o golo anulado) quando o duelo no Beira-Rio acabou e assim começaram os festejos do Flamengo. Bicampeonato confirmado com 71 pontos, apenas mais um do que o Internacional. Quem entregou a taça foi Nunes, que era um dos futebolistas do Flamengo no bicampeonato de 1982/83.

Depois do título nacional em 2019, sob o comando de Jorge Jesus, seguiu-se uma época com três treinadores mas a repetição da conquista do Brasileirão. O treinador responsável pela subida de rendimento nos últimos meses foi Rogério Ceni, figura do São Paulo que foi campeão…em São Paulo.

O Flamengo conta agora com sete títulos nacionais, igualando precisamente o Corinthians, equipa que foi essencial desta vez. Ambos estão no terceiro lugar da lista dos maiores vencedores do Brasileirão, atrás do líder Palmeiras e do Santos.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …

Advogados dizem que há questões "pontuais" por resolver no SEF do aeroporto de Lisboa

Responsável pela Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados reveleu que mantém uma "estreita relação e cooperação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que o centro de instalação temporária no aeroporto …

EUA "golearam" Europa mas a Europa "humilhou" o Mundo

Vitória clara dos americanos no golfe, mas vitória ainda mais "gorda" dos europeus no ténis. Quem é europeu e gosta de várias modalidades desportivas, teve muito para ver neste fim-de-semana. E terminou com emoções completamente distintas: …

Governo reforça apoios ao setor do turismo com nova linha de crédito

Nova linha de crédito terá 150 milhões de euros destinados às pequenas e médias empresas, tendo como objetivo incrementar a retoma económica. O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou hoje, em Coimbra, …

Nova Iorque quer usar guarda nacional para substituir trabalhadores de saúde não vacinados

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, está a considerar usar a guarda nacional e funcionários médicos de fora do estado para suprir a falta de pessoal de saúde, já que dezenas de milhares provavelmente …

O PSD saiu vitorioso ou derrotado das autárquicas? Depende a quem se perguntar no partido

Resultado conquistado por Carlos Moedas em Lisboa está a ser visto como um autêntico balde de água fria para os possíveis adversários de Rui Rio na corrida à liderança do PSD. Uma semana antes das eleições …