Fisiólogos destroem um dos maiores mitos sobre a gravidez

Os fisiólogos pensaram durante bastante tempo que o útero de uma mulher era um órgão normalmente livre de toda a flora bacteriana. Acreditava-se, assim, que os bebés tinham o primeiro contacto com micróbios durante o parto.

Contudo, repetidas análises genómicas ao líquido amniótico, à placenta e até às primeiras fezes de bebés recém-nascidos (conhecidas como mecónio) sugeriram exatamente o contrário. Um grupo de investigadores resumiu os dados dessas provas múltiplas, repetiu algumas condições de esterilidade e sintetizou as suas conclusões num artigo publicado na revista Frontiers in Microbiology.

O trabalho revelou que os rastros dos genes de uma variedade de micróbios estavam sempre presentes nas amostras. Entre os ADN’s identificados, destacam-se as bactérias típicas da pele, como Propionibacterium acnes e Staphylococcus, e outras do mecónio, como Pelomonas puraquae. Neste último, a microbiota variou entre os recém-nascidos.

“No entanto, alguns argumentam que os resultados são falsos positivos: contaminantes nos reagentes usados na análise de ADN”, admitiu a investigadora Lisa Stinson, da Universidade da Austrália Ocidental, em comunicado divulgado pela instituição.

Para descartar essa crítica e garantir que não houvesse genomas perdidos escondidos entre os reagentes, os cientistas aplicaram medidas extraordinárias de limpeza e usaram uma enzima capaz de destruir qualquer ADN nos produtos químicos.

O material descoberto pela equipa após este processo foram genomas de bactérias e não de células funcionais, por isso os autores reconhecem a possibilidade de que estes achados possam ser restos de organismos invasores destruídos pelo sistema imunológico.

Se estudos posteriores confirmarem que são microrganismos vivos e intactos, ficará claro que “os micróbios poderiam realmente moldar o nosso desenvolvimento a partir de alguns dos primeiros momentos da vida”, disse Stinson.

Nenhuma das mulheres que participaram do estudo nem os seus bebés apresentavam sinais de infeção. De facto, o microbioma fetal pode revelar-se um regulador benéfico do desenvolvimento inicial. “Descobrimos que os níveis de imunomoduladores importantes no mecónio e mediadores inflamatórios no líquido amniótico variaram de acordo com a quantidade e as espécies de ADN bacteriano presentes”, rematou Stinson.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …