/

Físicos descobriram o truque para fazer a bola de sabão perfeita

Toda a gente gosta de bolas de sabão, independentemente da idade que tenha. E quando maior, melhor. Porém, fazer bolas de sabão gigantes não é fácil e, por isso, os físicos descobriram o truque para o conseguir.

Cientistas da Universidade Emory descobriram o segredo para fazer bolas de sabão muito grandes, tendo conseguido criar bolas de quase seis metros de diâmetro com uma mistura otimizada de fios de polímero de diferentes comprimentos.

A tensão superficial é o que leva uma bola de sabão a tornar-se uma esfera e, mesmo para uma bola de gás dentro de um líquido, a bola ainda possui uma membrana invisível. As bolas de sabão no ar parecem delicadas, mas têm uma membrana que possui dimensão e substância próprias, mesmo que seja quase indetetável ao toque humano.

De acordo com o estudo publicado em janeiro na revista científica Physical Review Fluids, Justin Burton e os seus colegas mergulharam na grande comunidade online de pessoas que comparam receitas para as melhores e maiores bolas de sabão.

A equipa descobriu que as melhores receitas tinham diferentes tipos de polímeros, seja na forma de algo acessível como pó de goma de guar ou mesmo um lubrificante industrial. Quando misturados, os polímeros enredam-se, criando correntes mais longas e mais fortes que podem ser esticadas sem rasgar instantaneamente, produzindo bolas que duram mais tempo e podem ser preenchidas em proporções gigantescas.

Os investigadores também descobriram que a variação dos comprimentos das cadeias poliméricas aumentava a tendência de se enroscarem, o que ajuda a garantir que cada lote misturado consiga produzir de forma confiável as desejadas bolas de grandes dimensões.

Assim, de acordo com o Gizmodo, os cientistas chegaram à seguinte receita: começar por adicionar meia colher de chá de guar em pó a três colheres de sopa de álcool e misturar até que todos os pedaços desapareçam. Depois, adicionar a mistura a dois litros de água e misturar durante cerca de 10 minutos. Em seguida, deixar a mistura descansar durante alguns minutos. Por fim, colocar meia colher de chá de fermento em pó, adicionar três colheres de sopa de detergente e agitar com cuidado para garantir que não seja criada espuma.

Os investigadores também sugerem o uso de cordão fibroso ou corda na varinha das bolas de sabão, o que garante que a mistura de sabão seja facilmente absorvida, criando uma conexão ininterrupta entre a membrana fino e a corda, aumentando ainda mais as probabilidades de fazer bolas gigantes sem que rebentem instantaneamente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.