/

Físicos estão a construir o mais perfeito floco de neve do mundo

Nada na natureza é perfeito, mas os brilhantes flocos de neve típicos do inverno chegam lá perto. Agora, vão chegar ainda mais.

A humanidade está decidida a testar os limites dos simétricos cristais de gelo para fazer o maior e mais perfeito floco de neve de sempre, de acordo com o San Jose Mercury News.

O físico Kenneth Libbrecht diz ter-se inspirado nos flocos que encontrou na sua terra natal, no Dakota, EUA.

O físico do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, passou anos a tentar criar essas “belezas” simétricas no seu laboratório.

Através do cuidadoso controlo de condições atmosféricas, usando refrigeradores de recirculação comercial e controladores de temperatura, o físico conseguiu criar flocos de neve com 1.2 centímetros que mantêm uma simetria impecável.

Mas isso não é suficientemente grande para ele: Libbrecht acredita que consegue fazer cristais simétricos com pelo menos 2,5 centímetros. Não há leis físicas que previnam a formação arbitrária de grandes flocos de neve, mas uma pequena mudança nas condições ambientais pode tornar os flocos “tortos”.

É fácil fazer crescer um floco de neve: há mais coisas a correr mal quando eles crescem”, explicou Libbrecht. Em 2006, a NASA mediu flocos de neve em Ontario, no Canadá, e chegou à conclusão que os flocos de neve com 1,5 centímetros são comuns. E nem todos são feios.

Fora do laboratório, a neve forma-se na atmosfera alta quando os cristais se formam nas partículas de poeira da atmosfera.

À medida que o cristal cai, encontra um conjunto de condições sempre em mudança que “empurra” o floco para se formar de determinada maneira. E é por isso que não existem dois flocos iguais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.