Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio, considerada a versão mais leve de um átomo daquele elemento. Os investigadores realçam que a sua produção “é muito difícil”.

Uma equipa de investigadores produziu a versão mais leve de sempre de um átomo de urânio. Enquanto mais de 99% do urânio natural do mundo — conhecido como urânio-238 — tem 146 neutrões, o elemento químico recriado pelos físicos da Academia Chinesa de Ciências tem 122 neutrões.

O urânio é um elemento natural e comum, muito mais abundante do que, por exemplo, a prata. Trata-se do elemento com o núcleo atómico mais pesado existente na natureza. Devido à radioatividade deste metal, a sua maior aplicação está em gerar energia nuclear. Além disso, o urânio é utilizado na datação de rochas e armamento nuclear.

Zhiyuan Zhang e os seus colegas da Academia Chinesa de Ciências produziram o novo isótopo através de um processo demorado envolvendo amostras de tungsténio com poderosos feixes de argónio e cálcio até que os átomos se fundissem. Depois escolheram os átomos de urânio-214 da amostra usando um dispositivo magnético.

“A produção destes átomos é muito difícil, porque nem toda as colisões podem produzir o que queremos”, diz Zhang, citado pela New Scientist. “Cerca de 1018 partículas foram entregues para colidir com o alvo, mas apenas dois núcleos de urânio-214 foram produzidos e separados com sucesso”.

Os resultados são explicados pelos investigadores num estudo publicado recentemente na revista científica Physical Review Letters.

Os testes mostraram que provavelmente as interações entre protões e neutrões nestes átomos são mais poderosas do que em outros.

“A nossa descoberta pode ser a primeira evidência experimental de que a forte interação protão-neutrão pode desempenhar um papel importante no declínio alfa em [núcleos pesados]”, diz Zhang.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Funcionários de limpeza dos Hospitais já estão a ser vacinados

O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados trabalhadores de limpeza dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais. O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados …

Egito aprova projeto de alargamento do Canal do Suez

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, aprovou esta terça-feira um projeto de alargamento e aprofundamento de uma parte do Canal do Suez após o bloqueio em março por um navio mercante desta artéria, crucial para …

PRR tem 36 milhões para apoiar contratação de 350 “cientistas”

O Governo tem 186 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar e capacitar o Sistema Científico e Tecnológico nacional e fomentar a sua articulação com a indústria. Segundo avança o ECO, uma …

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …