Físicos conseguiram criar o primeiro cristal do tempo

JanDerChemiker / Wikimedia

-

Cientistas dos EUA conseguiram construir um cristal do tempo que funciona, algo que nunca tinha sido observado na prática.

Simplisticamente, um cristal do tempo é um objeto que parece ter movimento enquanto está no seu estado fundamental, o estado de mais baixa energia. A ideia foi proposta em 2012 por Frank Wilczek, Nobel da Física em 2004, mas desde então o cristal só permaneceu possível na teoria.

A experiência dos investigadores da Universidade de Maryland (EUA) envolveu a criação de um sistema quântico, onde um grupo de iões forma uma estrutura em forma de anel no seu estado fundamental.

Para observar a movimentação, os investigadores usaram um sistema que muda com o tempo. Eles usaram iões de itérbio, prendendo-os num estado fora do equilíbrio que os mantinham num determinado local, com spins a interagir entre si. Em seguida, um laser foi usado para mudar o spin de alguns iões, criando oscilações contínuas.

Os resultados foram surpreendentes: depois de observar e permitir que o sistema quântico se desenvolvesse, as interações contínuas estavam a acontecer com o dobro da frequência original.

Uma vez que não havia nenhuma força em ação naquele período, a única explicação é que a simetria de translação do tempo foi quebrada, permitindo esses períodos mais longos. Por outras palavras, eles criaram um cristal do tempo.

O curioso sobre o cristal do tempo é que este não consome energia para produzir movimento, mas também não produz nenhuma energia. Não é possível extrair energia dessa movimentação, já que qualquer perturbação interromperia esse movimento.

A experiência, publicada no arXiv, precisa ainda ser reproduzida por outros laboratórios para confirmar a reprodutibilidade da pesquisa, mas ainda assim é notável que, em pouco anos, algo que parecia impossível passou a ser provável de acordo com a teoria e agora foi comprovado na prática.

Os cristais do tempo podem ser úteis no problema da memória quântica, impulsionando a pesquisa com computadores quânticos.

HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Algo tem de evoluir, até a terminologia.
    Cristal do tempo, faz o “spin” entre um “cluster” de iões, está provado, mas não produz energia.
    Moto continuo foi procurado exaustivamente desde há mais de 60 anos, mas mesmo as máquinas que aparentemente conseguiam ter vida ela resume-se a meses ou anos pois sempre havia uma razão externa para parar. Nunca delas então, tal como agora, foi possível extrair um nano-watt de energia. Mesmo a cold fusion nunca foi, para além de caça metais, uma miragem cientifica.
    Mas devemos encorajar todos aqueles que de forma séria buscam obter energia do “nada”.

    • Não me parece que fosse intenção produzir energia do nada.
      Se for verdade, teremos uma célula de memória autoalimentada para usar nos computadores ópticos.

RESPONDER

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …