Físicos conseguiram criar o primeiro cristal do tempo

JanDerChemiker / Wikimedia

-

Cientistas dos EUA conseguiram construir um cristal do tempo que funciona, algo que nunca tinha sido observado na prática.

Simplisticamente, um cristal do tempo é um objeto que parece ter movimento enquanto está no seu estado fundamental, o estado de mais baixa energia. A ideia foi proposta em 2012 por Frank Wilczek, Nobel da Física em 2004, mas desde então o cristal só permaneceu possível na teoria.

A experiência dos investigadores da Universidade de Maryland (EUA) envolveu a criação de um sistema quântico, onde um grupo de iões forma uma estrutura em forma de anel no seu estado fundamental.

Para observar a movimentação, os investigadores usaram um sistema que muda com o tempo. Eles usaram iões de itérbio, prendendo-os num estado fora do equilíbrio que os mantinham num determinado local, com spins a interagir entre si. Em seguida, um laser foi usado para mudar o spin de alguns iões, criando oscilações contínuas.

Os resultados foram surpreendentes: depois de observar e permitir que o sistema quântico se desenvolvesse, as interações contínuas estavam a acontecer com o dobro da frequência original.

Uma vez que não havia nenhuma força em ação naquele período, a única explicação é que a simetria de translação do tempo foi quebrada, permitindo esses períodos mais longos. Por outras palavras, eles criaram um cristal do tempo.

O curioso sobre o cristal do tempo é que este não consome energia para produzir movimento, mas também não produz nenhuma energia. Não é possível extrair energia dessa movimentação, já que qualquer perturbação interromperia esse movimento.

A experiência, publicada no arXiv, precisa ainda ser reproduzida por outros laboratórios para confirmar a reprodutibilidade da pesquisa, mas ainda assim é notável que, em pouco anos, algo que parecia impossível passou a ser provável de acordo com a teoria e agora foi comprovado na prática.

Os cristais do tempo podem ser úteis no problema da memória quântica, impulsionando a pesquisa com computadores quânticos.

HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Algo tem de evoluir, até a terminologia.
    Cristal do tempo, faz o “spin” entre um “cluster” de iões, está provado, mas não produz energia.
    Moto continuo foi procurado exaustivamente desde há mais de 60 anos, mas mesmo as máquinas que aparentemente conseguiam ter vida ela resume-se a meses ou anos pois sempre havia uma razão externa para parar. Nunca delas então, tal como agora, foi possível extrair um nano-watt de energia. Mesmo a cold fusion nunca foi, para além de caça metais, uma miragem cientifica.
    Mas devemos encorajar todos aqueles que de forma séria buscam obter energia do “nada”.

    • Não me parece que fosse intenção produzir energia do nada.
      Se for verdade, teremos uma célula de memória autoalimentada para usar nos computadores ópticos.

RESPONDER

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …