/

Físicos conseguem prever o futuro do mundo quântico

2

apionid / Flickr

O Gato de Schrödinger, que está vivo e morto enquanto está dentro da caixa, é um dos paradigmas da Mecânica Quântica

O Gato de Schrödinger, que está vivo e morto enquanto está dentro da caixa, é um dos paradigmas da Mecânica Quântica

Uma equipa de físicos australianos conseguiu, pela primeira vez, prever o comportamento de sistemas quânticos e preservá-los da destruição.

“Os sistemas quânticos têm a tendência de se destruir gradualmente, tal como os elementos e mecanismos nos nossos telemóveis. Mas, no mundo quântico, este processo dura segundos, não anos”, conta Michael Biercuk da Universidade de Sidnei, no estudo publicado na Nature Communications.

Trata-se do fenómeno chamado coerência quântica. O exemplo mais conhecido deste processo é “o gato de Schrödinger”, que está vivo e morto simultaneamente.

O paradoxo do gato de Schrödinger é uma experiência teórica que se refere a um gato hipotético dentro de uma caixa, que está ao mesmo tempo morto e vivo até que a caixa seja aberta e se “descubra” a verdade.

Ao contrário de um computador tradicional, com bits representando 0 e 1, um computador quântico armazena informações em “qubits“, que podem estar em dois estados ao mesmo tempo, tanto 0 quanto 1, assim como o gato de Schroedinger está vivo e morto ao mesmo tempo.

Michael Biercuk e os seus colegas acreditam ter conseguido elaborar um método que permite prever o comportamento de objetos quânticos para evitar decoerência – falta de ligações quânticas entre os elementos.

Para elaborar esse método, os cientistas utilizaram algoritmos estatísticos especiais, atualmente usados para analisar grandes quantidades de dados nos sistemas de inteligência artificial.

“Estes algoritmos são necessários para prognosticar às cegas os processos acidentais que ocorrem no sistema quântico e influenciá-lo quando a coerência começa a destruir-se”, acrescenta Biercuk.

A realização bem sucedida dos testes abre o caminho para a aplicação de tais algoritmos nos projetos de criação de computadores quânticos e sistemas de comunicações.

2 Comments

  1. Em vez de ser o gato dentro da caixa não podia ser a minha sogra?
    É que só de pensar na possibilidade de ela já estar a “quantificar” noutro lado já me alegra o dia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.