Físicos conseguem prever o futuro do mundo quântico

apionid / Flickr

O Gato de Schrödinger, que está vivo e morto enquanto está dentro da caixa, é um dos paradigmas da Mecânica Quântica

O Gato de Schrödinger, que está vivo e morto enquanto está dentro da caixa, é um dos paradigmas da Mecânica Quântica

Uma equipa de físicos australianos conseguiu, pela primeira vez, prever o comportamento de sistemas quânticos e preservá-los da destruição.

“Os sistemas quânticos têm a tendência de se destruir gradualmente, tal como os elementos e mecanismos nos nossos telemóveis. Mas, no mundo quântico, este processo dura segundos, não anos”, conta Michael Biercuk da Universidade de Sidnei, no estudo publicado na Nature Communications.

Trata-se do fenómeno chamado coerência quântica. O exemplo mais conhecido deste processo é “o gato de Schrödinger”, que está vivo e morto simultaneamente.

O paradoxo do gato de Schrödinger é uma experiência teórica que se refere a um gato hipotético dentro de uma caixa, que está ao mesmo tempo morto e vivo até que a caixa seja aberta e se “descubra” a verdade.

Ao contrário de um computador tradicional, com bits representando 0 e 1, um computador quântico armazena informações em “qubits“, que podem estar em dois estados ao mesmo tempo, tanto 0 quanto 1, assim como o gato de Schroedinger está vivo e morto ao mesmo tempo.

Michael Biercuk e os seus colegas acreditam ter conseguido elaborar um método que permite prever o comportamento de objetos quânticos para evitar decoerência – falta de ligações quânticas entre os elementos.

Para elaborar esse método, os cientistas utilizaram algoritmos estatísticos especiais, atualmente usados para analisar grandes quantidades de dados nos sistemas de inteligência artificial.

“Estes algoritmos são necessários para prognosticar às cegas os processos acidentais que ocorrem no sistema quântico e influenciá-lo quando a coerência começa a destruir-se”, acrescenta Biercuk.

A realização bem sucedida dos testes abre o caminho para a aplicação de tais algoritmos nos projetos de criação de computadores quânticos e sistemas de comunicações.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em vez de ser o gato dentro da caixa não podia ser a minha sogra?
    É que só de pensar na possibilidade de ela já estar a “quantificar” noutro lado já me alegra o dia.

RESPONDER

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …