//

Físico cria método para saber quem tem mais probabilidade de morrer em Game of Thrones

7

(dr) HBO

Quem gosta de Game of Thrones sofre tanto como um fã azarado de uma equipa de futebol. Quando acha que finalmente tudo está a dar certo, e o campeonato está no papo, a equipa é goleada.

No caso do mundo criado por George R. R. Martin, a diferença é que os fãs torcem e apegam-se a um personagem – e ele morre. É uma desilusão tremenda. Mas segundo parece, até mesmo pessoas que em teoria têm coisas bem mais importantes para fazer do que nós, passam por esse terrível trauma.

O físico húngaro Milán Janosov adora Game of Thrones, e notou que, no mundo criado por George R. R. Martin, o status social, os aliados e as interacções entre os personagens são factores fundamentais. Então, Janosov analisou cerca de 3 mil interaçcões entre mais de 400 personagens e obteve este mapa.

(dr) Milán Janosov

A rede de Game of Throne que permite determinar a probabilidade de morte dos personagens

De acordo com os seus cálculos, Janosov constatou as probabilidades de mortes de muitos personagens, entres as quais as de Daenerys Targaryen, que tem 91%(!) de hipóteses de morrer, com uma margem de erro de 5%, e Jaime Lannister, que tem 67% de probabilidade de morte com margem de erro de 11%

Jon Snow, que até já esteve “morto”, possui apenas 45% de probabilidade de morte, com uma margem de erro de 10%, e Brienne tem 81%, com uma margem de 7%.

Milán Janosov, estudante de doutoramento na Central European University, publicou a sua pesquisa completa no site do Centro de Ciências de Rede da instituição.

Não é possível saber para já se o cientista acertou em alguma das suas previsões. Mas agora que o inverno chegou, a probabilidade de muitos dos nossos personagens favoritos morrerem é de… 100%, com uma margem de erro provavelmente muito reduzida.

7 Comments

    • Pessoas inteligentes e com as capacidades que ele têm normalmente entregam-se a passatempos (sim, porque a vida para eles não é só trabalho, também tem família, divertimentos, etc) que embora nada tendo a ver com o seu trabalho específico, acabam por ter a tendência de usar as suas capacidades. Assim, vão treinando essas aptidões e não “enferrujam”. Algo que se calhar mentes tacanhas como a sua não compreendem. e como é q sei q o Sousa é tacanho? Pelo comentário ignorante de “esse gajo não tem mais nada q fazer…” Talvez você é q seja um “gajo” que não tem mais nada q fazer que não seja mandar comentários despropositados.

      • Credo, que violência!…Sentiu-se afetado?Relax! Não é caso para tanto.
        Também achei que aquilo não tem utilidade nenhuma, até porque aquilo é utilizado num mundo de fantasia, que pode ser alterado a qualquer instante… Agora o que eu gostava de saber é como aquilo pode ser aplicado no mundo real. Isso sim seria interessante saber.

      • Ok, fica dado o recado, vindo de um iluminado melindrado e afetado que certamente deve passar a vida no Netflix a ver séries, ou a jogar consola, em vez de trabalhar, e para quem o mundo virtual tem mais valor que a péssima vida fora do conforto do sofá.

      • Além disso, o maior sintoma de palermice é alguém sentir-se indignado ou melindrado por um comentário, sendo que em nenhuma circunstância os comentários são dirigidos aos utilizadores do painel mas sim às notícias. Enfim, parece que há quem não entenda isso, ou então chupam limão ao pequeno-almoço.

  1. Eu não sou Físico mas para mim quem tem mais probabilidade de morrer nesta série são mesmo o mortos já que virou moda os vivos ressuscitarem. LOL

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.