Físico cria método para saber quem tem mais probabilidade de morrer em Game of Thrones

(dr) HBO

Quem gosta de Game of Thrones sofre tanto como um fã azarado de uma equipa de futebol. Quando acha que finalmente tudo está a dar certo, e o campeonato está no papo, a equipa é goleada.

No caso do mundo criado por George R. R. Martin, a diferença é que os fãs torcem e apegam-se a um personagem – e ele morre. É uma desilusão tremenda. Mas segundo parece, até mesmo pessoas que em teoria têm coisas bem mais importantes para fazer do que nós, passam por esse terrível trauma.

O físico húngaro Milán Janosov adora Game of Thrones, e notou que, no mundo criado por George R. R. Martin, o status social, os aliados e as interacções entre os personagens são factores fundamentais. Então, Janosov analisou cerca de 3 mil interaçcões entre mais de 400 personagens e obteve este mapa.

(dr) Milán Janosov

A rede de Game of Throne que permite determinar a probabilidade de morte dos personagens

De acordo com os seus cálculos, Janosov constatou as probabilidades de mortes de muitos personagens, entres as quais as de Daenerys Targaryen, que tem 91%(!) de hipóteses de morrer, com uma margem de erro de 5%, e Jaime Lannister, que tem 67% de probabilidade de morte com margem de erro de 11%

Jon Snow, que até já esteve “morto”, possui apenas 45% de probabilidade de morte, com uma margem de erro de 10%, e Brienne tem 81%, com uma margem de 7%.

Milán Janosov, estudante de doutoramento na Central European University, publicou a sua pesquisa completa no site do Centro de Ciências de Rede da instituição.

Não é possível saber para já se o cientista acertou em alguma das suas previsões. Mas agora que o inverno chegou, a probabilidade de muitos dos nossos personagens favoritos morrerem é de… 100%, com uma margem de erro provavelmente muito reduzida.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Pessoas inteligentes e com as capacidades que ele têm normalmente entregam-se a passatempos (sim, porque a vida para eles não é só trabalho, também tem família, divertimentos, etc) que embora nada tendo a ver com o seu trabalho específico, acabam por ter a tendência de usar as suas capacidades. Assim, vão treinando essas aptidões e não “enferrujam”. Algo que se calhar mentes tacanhas como a sua não compreendem. e como é q sei q o Sousa é tacanho? Pelo comentário ignorante de “esse gajo não tem mais nada q fazer…” Talvez você é q seja um “gajo” que não tem mais nada q fazer que não seja mandar comentários despropositados.

      • Credo, que violência!…Sentiu-se afetado?Relax! Não é caso para tanto.
        Também achei que aquilo não tem utilidade nenhuma, até porque aquilo é utilizado num mundo de fantasia, que pode ser alterado a qualquer instante… Agora o que eu gostava de saber é como aquilo pode ser aplicado no mundo real. Isso sim seria interessante saber.

      • Ok, fica dado o recado, vindo de um iluminado melindrado e afetado que certamente deve passar a vida no Netflix a ver séries, ou a jogar consola, em vez de trabalhar, e para quem o mundo virtual tem mais valor que a péssima vida fora do conforto do sofá.

      • Além disso, o maior sintoma de palermice é alguém sentir-se indignado ou melindrado por um comentário, sendo que em nenhuma circunstância os comentários são dirigidos aos utilizadores do painel mas sim às notícias. Enfim, parece que há quem não entenda isso, ou então chupam limão ao pequeno-almoço.

  1. Eu não sou Físico mas para mim quem tem mais probabilidade de morrer nesta série são mesmo o mortos já que virou moda os vivos ressuscitarem. LOL

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …