A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN.

A biologia quântica é um campo emergente da ciência, estabelecido na década de 1920, que analisa se o mundo subatómico da mecânica quântica desempenha um papel nas células vivas. Já a mecânica quântica é um campo interdisciplinar por natureza, reunindo físicos nucleares, bioquímicos e biólogos moleculares.

Uma equipa de investigadores do Leverhulme Quantum Biology Doctoral Training Center, da Universidade de Surrey, no Reino Unido, usou simulações de computador de última geração e métodos de mecânica quântica para determinar o papel do tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, nas mutações espontâneas do ADN. 

O tunelamento de protões envolve o desaparecimento espontâneo de um protão de um local e o reaparecimento do mesmo protão nas proximidades.

Os cientistas descobriram que os átomos de hidrogénio, que são muito leves, fornecem as ligações que mantêm as duas fitas da dupla hélice do ADN juntas e podem, sob certas condições, comportar-se como ondas espalhadas que podem existir em vários locais ao mesmo tempo, graças ao tunelamento de protões. Isto faz com que esses átomos sejam ocasionalmente encontrados na fita errada de ADN, levando a mutações.

Embora a vida dessas mutações seja curta, os cientistas revelaram que conseguem sobreviver ao mecanismo de replicação do ADN dentro das células e podem ter consequências para a saúde.

“Há muito tempo que existem várias suspeitas de que o mundo quântico – que é estranho, contraintuitivo e maravilhoso – desempenha um papel na vida como a conhecemos. Embora a ideia de que algo pode estar presente em dois lugares ao mesmo tempo possa ser absurda para muitos de nós, isso acontece a toda a hora no mundo quântico, e o nosso estudo confirma que o tunelamento quântico também acontece no ADN em temperatura ambiente, disse Marco Sacchi, da Royal Society University Research Fellowship da Universidade de Surrey, em comunicado.

Segundo Louie Slocombe, estudante de doutoramento no Leverhulme Quantum Biology Doctoral Training Centre, a equipa pretende, no futuro, “investigar como os tautómeros produzidos por tunelamento quântico se conseguem propagar e gerar mutações genéticas”.

Para já, “ainda há um longo e emocionante caminho pela frente para entender como os processos biológicos funcionam no nível subatómico”, rematou.

Este estudo foi publicado em janeiro na revista científica Physical Chemistry Chemical Physics.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …