“Física do espirro” explica por que motivo usar viseira não chega

As viseiras não oferecem proteção suficiente contra a covid-19, principalmente se forem usadas sem máscara. No entanto, cientistas da Universidade de Fukuoka, no Japão, estão a tentar criar protetores faciais suficientemente seguros para serem usados sozinhos.

De acordo com o Phys, a equipa da Universidade de Fukuoka, no Japão, está focada em analisar o que acontece como fluxo do ar ao redor das viseiras quando alguém espirra perto da pessoa que a está a utilizar.

Os espirros são particularmente interessantes nesta investigação porque produzem um fenómeno conhecido como anéis de vórtice. Em comunicado, Fujio Akagi explicou que estes redemoinhos são “produzidos por uma ejeção instantânea de fluido a partir de um orifício circular”.

Quando uma pessoa espirra, os anéis de vórtice podem capturar partículas microscópicas, que também são geradas pelo jato. Se alguém estiver a cerca de 1 metro de quem espirrou, acabará inevitavelmente por entrar em contacto com as gotículas emitidas, mesmo se estiver a usar uma viseira.

“As partículas são transportadas para as bordas superior e inferior da viseira”, explicou Akagi, acrescentando que estas viajam pelo espaço muito rapidamente, entre 0,5 a 1 segundo após o espirro. “Se esse tempo de chegada estiver sincronizado com a inalação, a pessoa que estiver a usar a viseira inalará as gotas”, constatou o investigador.

(dr) Fujio Akagi, Isao Haraga, Shin-ichi Inage, and Kozaburo Akiyoshi

Os investigadores acreditam que esta investigação, cujo artigo científico foi publicado na Physics of Fluids, prova que as viseiras, por si só, não são eficazes na proteção contra a covid-19. Neste sentido, a equipa pretende estudar formas de aprimorar o acessório.

“Queremos contribuir para manter as pessoas protegidas contra infeções. Acreditamos que um dia, no futuro próximo, os profissionais da área médica serão capazes de prevenir a infeção usando apenas um protetor facial e uma máscara comum ou, idealmente, apenas uma viseira”, disse Akagi.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tanta complicação, quando tudo isto se resolve com um braço à frente quando se espirra.

    Espirrar com viseira nem é possível evitar a propagação. Se for com a máscara, ainda dá para colocar o braço, mas é este último que evita a propagação, e não a máscara….

RESPONDER

Brasil. Tribunal vai investigar Bolsonaro por alegações de fraude eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil decidiu na segunda-feira abrir uma investigação contra o Presidente Jair Bolsonaro. Em causa estão as suas declarações sobre fraude nas eleições do próximo ano. Segundo avançou a agência France …

Jantar do Chega com 170 pessoas. MP acusa Ventura de crime de desobediência

O líder do Chega, André Ventura, foi acusado pelo Ministério Público de ser coautor material do crime de desobediência, pelo jantar-comício organizado em Braga em plena pandemia. O Ministério Público acusou esta terça-feira o ex-candidato presidencial …

TAP. Bruxelas reconhece importância de salvar companhia mas sem distorcer concorrência

A Comissão Europeia reconhece a importância de o Estado português salvar a TAP, mas receia que o auxílio de 3.200 milhões à reestruturação viole as regras de concorrência e duvida que o mesmo garanta de …

Há 101 concelhos sem farmácias com testes comparticipados

Apesar de 461 farmácias já poderem fazer vender testes à covid-19 comparticipados, ainda há 101 concelhos sem qualquer apoio do Estado. Apesar de o Governo ter decidido comparticipar, há cerca de um mês, a 100% a …

Ataque ao Capitólio. Mais dois polícias cometeram suicídio, elevando o total para quatro

Depois da morte de dois agentes poucos dias depois do ataque, a Polícia Metropolitana confirmou que em Julho mais dois polícias que defenderam o Capitólio cometeram suicídio. Mais dois agentes de polícia que responderam à insurreição …

"Estamos do seu lado", garante Boris Johnson à opositora bielorrussa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta terça-feira à líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, que está “do seu lado” e do da Bielorrússia. Johnson manifestou “o seu forte apoio” a Tikhanovskaya “e ao …

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …