Fisher-Price retira cinco milhões de cadeiras de bebé do mercado após 32 mortes

A empresa Fisher-Price tirou do mercado quase cinco milhões de berços para bebés dormirem depois de estes terem sido associados a mais de três dezenas de mortes infantis.

A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (EUA) pediu que os clientes parassem de usar “imediatamente” o berço Rock’n Play, após os relatos de mais de 30 mortes ao longo de uma década, avançou no domingo o Independent.

Segundo o jornal britânico, os bebés morreram depois de virarem de barriga para baixo ou para o lado enquanto estavam soltos no dispositivo, um berço acolchoado que vibra para ajudá-los a dormir. Esta decisão ocorreu depois que a revista americana Consumer Reports relacionou o berço à morte de 32 bebés, alguns dos quais morreram sufocados.

A Fisher-Price alertou os país na semana passada para que deixassem de usar o Rock’n Play quando os seus filhos tivessem três meses de idade – o momento em que estes geralmente começam a rolar de um lado para o outro -, mas a Academia Americana de Pediatria (AAP) pediu a retirada do berço do mercado.

“Este produto é mortal e deve ser retirado imediatamente”, disse o presidente da AAP, Kyle Yasuda. “Quando os pais compram um produto para o bebé ou para a criança, muitos supõem que, se está a ser vendido numa loja, deve ser seguro usá-lo. Tragicamente, esse não é o caso”, frisou.

A Fisher-Price defendeu-se, referindo que atentava à segurança de todos os produtos e indicando que, nos incidentes relatados, “o produto foi usado ao contrário das advertências e instruções de segurança”.

De acordo com o Independent, os clientes que compraram o produto podem entrar em contato com a empresa para obter um reembolso ou um ‘voucher’. Desde o lançamento do produto, em 2009, cerca de 4,7 milhões de berços do Rock’n Play foram vendidos, por um valor que vai dos 40 e 149 dólares (entre 35 e 132 euros).

A Consumer Reports revelou igualmente que quatro mortes infantis estão associadas a um berço similar, desenvolvido pela Kids II. A empresa norte-americana afirmou que, em cada um dos casos “trágicos e comoventes” que envolveram o dispositivo Ingenuity Moonlight Rocking Sleeper “houve circunstâncias atenuantes não relacionadas ao produto ou não se seguirem as instruções e avisos”.

A AAP alertou os pais contra o uso de todos os “produtos inclinados para os bebés dormirem” ou quaisquer outros que exijam a restrição de um bebé para dormir.

“O APP adverte contra o uso de assentos de carro, carrinhos de bebés ou outros dispositivos para dormir por causa do risco de estes rolarem ou colocarem-se numa posição insegura, incapazes de se mover, levando a que sufoquem ou ao estrangulamento”, acrescentou.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Iogurte duas vezes por semana pode diminuir o risco de cancro do intestino nos homens

Comer, pelo menos, duas porções de iogurte por semana pode prevenir o aparecimento de tumores nos intestinos dos homens. Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, no Missouri, Estados Unidos, concluiu, numa investigação recente, que …

Biologia sintética pode levar a uma catástrofe global no futuro

Apesar dos aspetos positivos da evolução da biologia sintética, há certas preocupações que este avanço científico acarreta. Nas mãos erradas, a modificação genética de um vírus pode ser um problema de grandes dimensões. A cepa da …

Estamos mais propensos a devolver uma carteira perdida se ela estiver cheia de dinheiro

Os humanos podem ser mais bondosos do que aquilo que pensa. Quando encontramos uma carteira perdida, mais rapidamente a devolvemos ao dono se estiver cheia de dinheiro. Pode parecer um paradoxo, mas a verdade é que …

O T-Rex tem dois novos primos tailandeses

Duas novas espécies de dinossauros, que eram predadores eficientes e parentes distantes do Tiranossauro-Rex, foram identificadas em restos fósseis encontrados há 30 anos na Tailândia, revelou a Universidade de Bonn, na Alemanha. Há três décadas, …

Encontrados os corpos de sete alpinistas desaparecidos em maio nos Himalaias

Os corpos de sete alpinistas desaparecidos na Índia, nos Himalaias, foram encontrados no domingo por uma equipa de socorristas especializados em intervenções em alta montanha, anunciou a polícia. De acordo com o Expresso, os socorristas tinham …

Há uma "corrida brutal" por mega-centrais de energia solar (e pode aumentar a factura da luz)

A aposta do Governo português no sector das Energias Renováveis está a fomentar uma "corrida brutal" a projectos solares de grandes dimensões. Uma procura excessiva que preocupa a REN - Redes Energéticas Nacionais que avisa …

No adeus ao Prédio Coutinho, últimos 12 moradores recusam entregar chaves

Os últimos 12 moradores do prédio Coutinho em Viana do Castelo recusaram, nesta segunda-feira, 24 de junho, entregar a chave das habitações à VianaPolis no prazo fixado para aquela sociedade tomar posse administrativa das últimas …

Reino Unido. Boris Johnson em queda nas sondagens depois de discussão com namorada

A discussão de sexta-feira com a namorada está a afetar a campanha de Boris Johnson à liderança do Partido Conservador britânico. Desde quinta-feira, o ex-ministro caiu de uma vantagem de 27 pontos percentuais nas sondagens para …

NASA encontra nuvens de metano em Marte (e aguarda notícias de vida)

A sonda espacial Curiosity, da NASA, detectou elevado níveis de emissão de metano na superfície de Marte. A presença do gás, normalmente produzido por seres vivos, pode ser evidência de vida bacteriana no planeta vermelho. A descoberta, …

Factura do gás ainda cobra taxa "eliminada" em 2017

A taxa cobrada pelos municípios às empresas distribuidoras de gás natural, que estava previsto no Orçamento do Estado desde 2017 que deixaria de ser cobrada aos consumidores, continua a constar nas facturas das famílias. A medida …