Fisher-Price retira cinco milhões de cadeiras de bebé do mercado após 32 mortes

A empresa Fisher-Price tirou do mercado quase cinco milhões de berços para bebés dormirem depois de estes terem sido associados a mais de três dezenas de mortes infantis.

A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (EUA) pediu que os clientes parassem de usar “imediatamente” o berço Rock’n Play, após os relatos de mais de 30 mortes ao longo de uma década, avançou no domingo o Independent.

Segundo o jornal britânico, os bebés morreram depois de virarem de barriga para baixo ou para o lado enquanto estavam soltos no dispositivo, um berço acolchoado que vibra para ajudá-los a dormir. Esta decisão ocorreu depois que a revista americana Consumer Reports relacionou o berço à morte de 32 bebés, alguns dos quais morreram sufocados.

A Fisher-Price alertou os país na semana passada para que deixassem de usar o Rock’n Play quando os seus filhos tivessem três meses de idade – o momento em que estes geralmente começam a rolar de um lado para o outro -, mas a Academia Americana de Pediatria (AAP) pediu a retirada do berço do mercado.

“Este produto é mortal e deve ser retirado imediatamente”, disse o presidente da AAP, Kyle Yasuda. “Quando os pais compram um produto para o bebé ou para a criança, muitos supõem que, se está a ser vendido numa loja, deve ser seguro usá-lo. Tragicamente, esse não é o caso”, frisou.

A Fisher-Price defendeu-se, referindo que atentava à segurança de todos os produtos e indicando que, nos incidentes relatados, “o produto foi usado ao contrário das advertências e instruções de segurança”.

De acordo com o Independent, os clientes que compraram o produto podem entrar em contato com a empresa para obter um reembolso ou um ‘voucher’. Desde o lançamento do produto, em 2009, cerca de 4,7 milhões de berços do Rock’n Play foram vendidos, por um valor que vai dos 40 e 149 dólares (entre 35 e 132 euros).

A Consumer Reports revelou igualmente que quatro mortes infantis estão associadas a um berço similar, desenvolvido pela Kids II. A empresa norte-americana afirmou que, em cada um dos casos “trágicos e comoventes” que envolveram o dispositivo Ingenuity Moonlight Rocking Sleeper “houve circunstâncias atenuantes não relacionadas ao produto ou não se seguirem as instruções e avisos”.

A AAP alertou os pais contra o uso de todos os “produtos inclinados para os bebés dormirem” ou quaisquer outros que exijam a restrição de um bebé para dormir.

“O APP adverte contra o uso de assentos de carro, carrinhos de bebés ou outros dispositivos para dormir por causa do risco de estes rolarem ou colocarem-se numa posição insegura, incapazes de se mover, levando a que sufoquem ou ao estrangulamento”, acrescentou.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estados Unidos filtram imigrantes que possam ser um "fardo" para o país

Os imigrantes que optem por residir permanentemente nos EUA, mas que o Governo considere que são um encargo para as finanças públicas, podem ver negado o seu visto, de acordo com uma lei que entra …

"A solução única é apoiar a minha candidatura". CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. A reunião "de cortesia" foi pedida pelo CDS, para "apresentação de …

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …