Fisher-Price retira cinco milhões de cadeiras de bebé do mercado após 32 mortes

A empresa Fisher-Price tirou do mercado quase cinco milhões de berços para bebés dormirem depois de estes terem sido associados a mais de três dezenas de mortes infantis.

A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (EUA) pediu que os clientes parassem de usar “imediatamente” o berço Rock’n Play, após os relatos de mais de 30 mortes ao longo de uma década, avançou no domingo o Independent.

Segundo o jornal britânico, os bebés morreram depois de virarem de barriga para baixo ou para o lado enquanto estavam soltos no dispositivo, um berço acolchoado que vibra para ajudá-los a dormir. Esta decisão ocorreu depois que a revista americana Consumer Reports relacionou o berço à morte de 32 bebés, alguns dos quais morreram sufocados.

A Fisher-Price alertou os país na semana passada para que deixassem de usar o Rock’n Play quando os seus filhos tivessem três meses de idade – o momento em que estes geralmente começam a rolar de um lado para o outro -, mas a Academia Americana de Pediatria (AAP) pediu a retirada do berço do mercado.

“Este produto é mortal e deve ser retirado imediatamente”, disse o presidente da AAP, Kyle Yasuda. “Quando os pais compram um produto para o bebé ou para a criança, muitos supõem que, se está a ser vendido numa loja, deve ser seguro usá-lo. Tragicamente, esse não é o caso”, frisou.

A Fisher-Price defendeu-se, referindo que atentava à segurança de todos os produtos e indicando que, nos incidentes relatados, “o produto foi usado ao contrário das advertências e instruções de segurança”.

De acordo com o Independent, os clientes que compraram o produto podem entrar em contato com a empresa para obter um reembolso ou um ‘voucher’. Desde o lançamento do produto, em 2009, cerca de 4,7 milhões de berços do Rock’n Play foram vendidos, por um valor que vai dos 40 e 149 dólares (entre 35 e 132 euros).

A Consumer Reports revelou igualmente que quatro mortes infantis estão associadas a um berço similar, desenvolvido pela Kids II. A empresa norte-americana afirmou que, em cada um dos casos “trágicos e comoventes” que envolveram o dispositivo Ingenuity Moonlight Rocking Sleeper “houve circunstâncias atenuantes não relacionadas ao produto ou não se seguirem as instruções e avisos”.

A AAP alertou os pais contra o uso de todos os “produtos inclinados para os bebés dormirem” ou quaisquer outros que exijam a restrição de um bebé para dormir.

“O APP adverte contra o uso de assentos de carro, carrinhos de bebés ou outros dispositivos para dormir por causa do risco de estes rolarem ou colocarem-se numa posição insegura, incapazes de se mover, levando a que sufoquem ou ao estrangulamento”, acrescentou.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …