Uma ilha finlandesa está a pedir aos turistas para deixarem os telemóveis ‘à porta’. Ulko-Tammio pode ser a primeira ilha turística no mundo sem ‘TikToks’.
Na Coreia do Norte, utilizar o telemóvel não é permitido. Mal chegam ao país, os turistas têm de entregar qualquer tipo de dispositivo móvel na alfândega, que só será devolvido à saída.
Agora, a pequena ilha de Ulko-Tammio, dentro do Parque Nacional do Golfo Oriental da Finlândia, está a pedir aos turistas que façam algo idêntico.
Se na Coreia é uma ordem e tem um cunho autoritário e controlador, uma vez que é expressamente proibido usar o telemóvel e aceder à internet, na ilha finlandesa é apenas uma sugestão e tem um bom propósito: apelar aos turistas à fruição genuína e tranquila do espaço.
O objetivo é incentivar os turistas a “desligar os seus dispositivos inteligentes, fazer uma pausa nas redes sociais e a desfrutar da natureza“, como se lê no comunicado da Visit Kotka-Hamina.
A adesão é voluntária, pelo que nenhum telemóvel vai ser recolhido ou confiscado à chegada. Além disso e apesar de desabitada, existe cobertura de rede na ilha.
“A ilha de Ulko-Tammio, localizada na costa de Hamina, será uma área sem telefones, neste verão. Queremos encorajar os turistas a desligar os dispositivos inteligentes e a parar, de modo a que desfrutem genuinamente das ilhas”, explicou Mats Selin, do departamento turístico da Visit Kotka-Hamina.
“Incentivamos os turistas a guardarem os seus telemóveis voluntariamente e a concentrarem os seus sentidos na natureza”, disse Joel Heino, diretor de Recreação ao Ar Livre e Gestão de Visitantes, da Parks & Wildlife Finland – empresa que gere aquela região turística.
“Esta é uma grande iniciativa que poderia ser implementada também noutros destinos naturais e recreativos”, sugeriu o Joel Heino.
A ilha de Ulko-Tammio – ao largo da costa sudeste da Finlândia, no mar Báltico, onde apenas se chegar de barco – quer tornar-se a primeira zona turística do mundo livre de telemóveis.
“As férias de verão são uma oportunidade fantástica para fazer uma pausa nas tecnologias e desfrutar de experiências genuínas. Ulko-Tammio é uma ilha ideal sem telefones“, lê-se no comunicado.
A ilha finlandesa não quer depender da divulgação nas redes sociais, nem de ‘TikToks’, para atrair turismo.
Os visitantes poderão explorar a costa rochosa, os trilhos e subir a uma torre de observação – “que oferece vistas maravilhosas” – do parque nacional, que é o lar de pássaros e plantas raras.
As pessoas poderão também ficar a pernoitar em tendas ou cabanas da Parks & Wildlife Finland.