/

Financiamento da TAP parado em Bruxelas

Patrick Ludolph / Wikimedia

Airbus A319 da TAP

O plano de reestruturação da TAP, que prevê injetar na empresa até 3,72 mil milhões de euros até 2024, continua à espera de uma resposta de Bruxelas.

O Governo esperava obter luz verde de Bruxelas em março, mas o plano de reestruturação da TAP continua à espera de uma resposta três meses depois.

Segundo o Correio da Manhã, o atraso tem causado estranheza junto da empresa de aviação. Os ministérios das Infraestruturas e das Finanças remeteram as questões para a Comissão Europeia (CE), sem indicar se terão surgido dificuldades adicionais no processo.

Fonte oficial da CE revelou que “continua a contactar as autoridades portuguesas sobre a reestruturação” da companhia aérea, sublinhando que “a avaliação está em curso”.

Ao diário, Bruxelas indicou que “não pode prever o momento ou o resultado da avaliação neste estágio, nem comentar o conteúdo do plano de reestruturação”.

A extinção da Portugália, que pertence ao grupo TAP, pode estar em cima da mesa. O Governo esclareceu ao Correio da Manhã que essa condição não foi exigida por Bruxelas e um porta-voz da Comissão Europeia disse que “não tem comentários específicos” a fazer.

A mesma fonte oficial de Bruxelas referiu que “a Comissão está a avaliar se o plano está em conformidade com os requisitos e condições estabelecidos nas orientações relativas aos auxílios estatais de emergência e à reestruturação”.

“O objetivo da avaliação da Comissão é garantir que, com a reestruturação, a viabilidade a longo prazo da empresa seja restaurada sem a necessidade de apoio estatal adicional e continuado no futuro”, revelou. “Isso garante que a empresa possa retornar à viabilidade e competir em igualdade de condições com outras empresas do mercado”, acrescentou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.