/

Este fim-de-semana há uma chuva de meteoros

Sem ideias para aproveitar o fim-de-semana? Deixamos uma sugestão: observar a chuva de meteoros das Perseidas que vai acontecer este sábado.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, a atividade máxima da famosa chuva de meteoros das Perseidas, que acontece todos os anos, ocorre entre as 14h00 de sábado e as 02h30 de domingo.

Em Portugal, o pico será visível na madrugada do dia 13 a partir da 01h00.

No entanto, o Observatório deixa uma dica: “Valerá a pena observá-las à noite nos dias próximos do pico e até ao dia 24 de agosto“, tendo em atenção que a melhor altura de observação “será nas noites próximas da Lua Nova”.

“O instante da fase de Lua Nova ocorre no dia 21 às 19h30 horas. A constelação de Perseus aparecerá acima do horizonte a Nordeste”, informa ainda.

Além disso, o OAL deixa outras sugestões para os mais interessados em astronomia. Além da chuva de meteoros, as noites de agosto trazem também a oportunidade de ver todos os planetas visíveis a olho nu.

Mercúrio encontra-se na direção sudoeste e será visível ao crepúsculo, ao final do dia até dia 13, na constelação de Leão. Já Vénus, que se encontra na direção nordeste, será visível ao amanhecer na constelação de Gémeos, movendo-se depois para a constelação de Caranguejo.

Marte será visível ao amanhecer a partir do dia 16, na constelação de Caranguejo, a nordeste, movendo-se depois para a constelação de Leão. Júpiter será visível ao anoitecer na constelação de Virgem e encontra-se na direção sudoeste.

Saturno, que se encontra na direção sudeste, será visível ao anoitecer e durante grande parte da noite na constelação de Ofiúco. Apenas Urano e Neptuno terão de ser observados com telescópio, já que nunca são visíveis à vista desarmada, explica-se no site.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.