Este fim-de-semana há uma chuva de meteoros

Sem ideias para aproveitar o fim-de-semana? Deixamos uma sugestão: observar a chuva de meteoros das Perseidas que vai acontecer este sábado.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, a atividade máxima da famosa chuva de meteoros das Perseidas, que acontece todos os anos, ocorre entre as 14h00 de sábado e as 02h30 de domingo.

Em Portugal, o pico será visível na madrugada do dia 13 a partir da 01h00.

No entanto, o Observatório deixa uma dica: “Valerá a pena observá-las à noite nos dias próximos do pico e até ao dia 24 de agosto“, tendo em atenção que a melhor altura de observação “será nas noites próximas da Lua Nova”.

“O instante da fase de Lua Nova ocorre no dia 21 às 19h30 horas. A constelação de Perseus aparecerá acima do horizonte a Nordeste”, informa ainda.

Além disso, o OAL deixa outras sugestões para os mais interessados em astronomia. Além da chuva de meteoros, as noites de agosto trazem também a oportunidade de ver todos os planetas visíveis a olho nu.

Mercúrio encontra-se na direção sudoeste e será visível ao crepúsculo, ao final do dia até dia 13, na constelação de Leão. Já Vénus, que se encontra na direção nordeste, será visível ao amanhecer na constelação de Gémeos, movendo-se depois para a constelação de Caranguejo.

Marte será visível ao amanhecer a partir do dia 16, na constelação de Caranguejo, a nordeste, movendo-se depois para a constelação de Leão. Júpiter será visível ao anoitecer na constelação de Virgem e encontra-se na direção sudoeste.

Saturno, que se encontra na direção sudeste, será visível ao anoitecer e durante grande parte da noite na constelação de Ofiúco. Apenas Urano e Neptuno terão de ser observados com telescópio, já que nunca são visíveis à vista desarmada, explica-se no site.

ZAP //

RESPONDER

Morrem por dia 15 mil crianças com menos de 5 anos

Um novo relatório revela que 15 mil crianças morreram por dia em 2016 antes de completarem o quinto aniversário. Pelo menos 46% delas, ou 7 mil, não sobreviveram aos primeiros 28 dias após o nascimento. Quando …

Presidente da Proteção Civil demite-se

O presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Joaquim Leitão, demitiu-se esta quarta-feira, informou hoje à Lusa fonte do Governo. A mesma fonte adiantou que Joaquim Leitão entregou na quarta-feira uma carta de demissão dirigida …

A vidente que afinal não é filha de Dalí vai ter que pagar os custos da exumação

Pilar Abel, a espanhola que a 20 de julho obrigou a que o corpo do pintor surrealista Salvador Dalí fosse exumado, após alegações de que seria sua filha, foi condenada a pagar os custos judiciais …

Milhares de comunistas indonésios foram massacrados em 1966 com apoio dos EUA

Documentos desclassificados revelam novos detalhes sobre o massacre indonésio contra comunistas. De acordo com os documentos, Washington estava a par e apoiava a tomada do poder pelos militares e a perseguição dos opositores comunistas. Segundo a …

Pedro Siza Vieira admite que entra num "Governo fragilizado"

O novo Ministro Adjunto e amigo próximo do primeiro-ministro admite que o "Estado falhou" e que o Governo "está fragilizado" mas assegura estar motivado para o novo desafio. Em declarações ao jornal ECO, Pedro Siza Vieira, sócio …

May promete facilitar permanência de cidadãos europeus no Reino Unido

A primeira-ministra britânica prometeu, esta quinta-feira, "facilitar" a estadia dos cidadãos europeus no Reino Unido depois do Brexit, ao mesmo tempo que garantiu que o consenso com a União Europeia nesta matéria está "muito perto". Theresa …

Bruxelas deve considerar despesas dos incêndios como “excecionais”

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, defendeu esta quinta-feira que as despesas públicas resultantes dos devastadores incêndios em Portugal sejam consideradas como "circunstâncias excecionais", sem consequências na avaliação orçamental a fazer por Bruxelas. "Parece-me …

Creme anticelulite tem ingrediente proibido

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) pediu ao Infarmed a retirada do mercado do creme 'Depuralina Celulite', por conter um ingrediente proibido em cosméticos, na União Europeia, desde 2015. De acordo com um …

Benfica recebe o V. Setúbal, FC Porto o Portimonense e Sporting o Famalicão

O sorteio realizado, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que os três grandes vão jogar em casa. Benfica e FC Porto jogam com outras duas equipas da I Liga, enquanto que o …

Líder neonazi britânico declara-se homossexual, revela ser judeu e abandona movimento

Um proeminente líder neonazi da Frente Nacional (NF) britânica deixou o movimento depois de se declarar homossexual e revelar a sua herança judaica. O líder fez as revelações sobre o seu passado violento enquanto renunciava …