Fim do inverno e vacinas podem não ser suficientes para travar variantes

John Cairns / University of Oxford

Vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford

O fim do inverno e as vacinas podem não ser suficientes para travar as novas variantes. Os peritos pedem aos países europeus que acelerem a vacinação dos grupos de risco.

O Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) atualizou o grau de risco do SARS-CoV-2 na Europa para “alto a muito alto” entre a população em geral e para “muito elevado” entre as pessoas mais vulneráveis. As alterações constam de um novo relatório publicado esta segunda-feira.

Os especialistas temem que o progresso feito até ao momento no combate à pandemia seja posto em causa pelas variantes, escreve a TSF. Teme-se que o fim do inverno e a vacinação sejam insuficientes para travar as variantes que têm surgido ultimamente.

O relatório alerta que as infeções e as mortes podem aumentar de forma “significativa” nos próximos tempos caso as medidas de distanciamento não continuem ou sejam reforçadas.

“Apesar da vacinação mitigar o efeito de substituição da pandemia com variantes mais transmissíveis e da sazonalidade potencialmente reduzir a transmissão nos meses de verão, relaxar as medidas prematuramente vai levar a um rápido aumento das taxas de incidência, casos severos e mortalidade”, lê-se no documento.

Para mitigar estes problemas, os peritos pedem aos países europeus que acelerem a vacinação dos grupos de risco.

Ainda assim, o ECDC teme que as variantes podem tornar as vacinas recentemente aprovadas “parcialmente” ou mesmo “muito menos” eficazes. As variantes podem mesmo tornar o novo coronavírus mais transmissível e grave.

Um médico da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, na África do Sul, diz que os doentes recuperados da covid-19 podem ser reinfetados com a variante sul-africana do vírus.

Das vacinas conhecidas, cinco já demonstraram ser menos eficazes contra a variante detetada na África do Sul: a da AstraZeneca, a da Johnson & Johnson, da Novavax e tammbém as da Pfizer e da Moderna.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …