Fim dos ecrãs partidos: descoberto vidro que se regenera sozinho

Já podemos dizer adeus ao ecrã partido do telemóvel. Um aluno da Universidade de Tóquio, no Japão, descobriu um polímero que se regenera sozinho.

Uma equipa de investigadores japoneses parece ter encontrado a solução para o problema dos ecrãs partidos dos smartphones. Liderada pelo professor Takuzo Aida, do departamento de química e biotecnologia da Universidade de Tóquio, os investigadores criaram um novo tipo de vidro que se regenera sozinho.

O estudo, publicado na revista Science, retrata a descoberta feita por acaso por um aluno da Universidade de Tóquio, Yu Yanagisawa, que estava a trabalhar na criação de uma cola e, acidentalmente, cortou a superfície do polímero. 

Para seu espanto, notou que o vidro se consertava sozinho e, além disso, recuperava a sua firmeza original em apenas duas horas. O vidro é feito a partir de um polímero chamado poliéter-tioureia, que precisa apenas de ser pressionado com os dedos para se regenerar, caso seja riscado ou partido.

Este poderá ser o primeiro material duro capaz de se regenerar à temperatura ambiente, tal como as borrachas e plásticos auto-regenerativos. “Espero que o vidro reparável se torne num novo material amigo do ambiente, que evite a necessidade de ser deitado fora quando estragado”, explica Yanagisawa.

Tal como avança a BBC, esta invenção tem potencial para ser usada em smartphones, mas não só: poderá também ser usada noutros tipos de dispositivos frágeis. Uma novidade que virá, certamente, revolucionar o mundo da tecnologia.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …