“É como pedir a drogado que deixe a droga”. Fim de moratórias nesta semana é “ensaio” para um tsunami

Há moratórias de crédito que terminam já nesta semana e que podem antecipar uma crise semelhante à de 2008, mais lá para o fim do ano. Especialistas do sector alertam que as empresas e as famílias “estão viciadas” nas moratórias, mas que “mais tarde ou mais cedo, vão ter de pagar”.

Com o fim de Março, chegam também ao fim algumas das moratórias que foram implementadas para fazer face à crise de covid-19.

Mas, para já, está em causa apenas cerca de 25% do total de famílias com moratórias, o que implica valores de cerca de 3,7 mil milhões de euros, segundo o economista Nuno Rico, da associação de defesa dos consumidores DECO, revelados à Rádio Renascença.

De acordo com dados do Banco de Portugal, há 470 mil devedores com moratórias, entre particulares e empresas, com quase 46 mil milhões de euros em dívida.

Em Setembro, vão terminar todas as moratórias e há quem vaticine que o fim de algumas delas, neste mês de Março, pode ser “o balão de ensaio do tsunami” que pode acontecer nessa altura, conforme apontam especialistas na Renascença.

Em Junho, terminam as moratórias do crédito pessoal e espera-se que isso venha a ter um duro impacto nas finanças das famílias.

“Nesta primeira moratória privada [de Abril] não estamos ainda à espera de uma grande percentagem de incumprimento, é esse o feedback que temos dos bancos”, analisa Nuno Rico.

“Mas à medida que acabem as restantes moratórias, nomeadamente de crédito ao consumo que termina daqui a três meses, e a moratória pública que vai até Setembro, aí sim vai haver um crescimento de dificuldades“, constata.

“É expectável que haja uma taxa de incumprimento de 10% e a renegociação de 20% destes contratos”, diz ainda o economista.

Famílias e empresas “estão viciadas” nas moratórias

“Acho que é incrível que acabem moratórias em pleno confinamento. Isto é como pedir a um drogado que deixe a droga de um dia para outro“, aponta na Renascença o presidente da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, Luís Lima.

Este responsável entende que empresas e famílias “estão viciadas, habituaram-se às moratórias, mas é uma responsabilidade que, mais tarde ou mais cedo, vão ter de pagar”, alerta.

Luís Lima assume o receio de que venha a acontecer uma bolha imobiliária como a que rebentou em 2008 nos EUA. “O meu medo é esse e espero estar errado”, aponta na Renascença.

Nuno Rico lembra, como agravantes, o “contexto económico algo especifico” e os “cortes muito significativos nos rendimentos de muitas famílias” em tempos de pandemia.

Contudo, o economista da Deco destaca como boa notícia a postura diferente dos Bancos que revelam “maior disposição para negociar e tentar evitar o incumprimento” dos consumidores.

De qualquer modo, já “há grandes fundos internacionais, os fundos abutre, que estão há espera dos NPL [créditos bancários em incumprimento] a ver se conseguem comprar”, atira Luís Lima, antecipando um cenário em que muitas pessoas podem vir a perder as suas casas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …