Filtro desenvolvido para a EEI pode vir a fornecer água a quem mais precisa

A empresa que desenhou um novo sistema de purificação de água para ser usado na Estação Espacial Internacional (EEI) está a basear-se nesta mesma tecnologia para desenvolver uma ferramenta que pode vir a ser capaz de fornecer água potável às regiões com mais escassez.

A Aquaporin A/S é a responsável por este novo sistema que usa proteínas chamadas aquaporinas. “É essencialmente o mecanismo que permite que a água atravesse a membrana celular das células vivas”, disse à CNN Peter Holme Jensen, CEO da empresa dinamarquesa.

Na natureza, são estas proteínas que permitem que as raízes das plantas absorvam água do solo, como também que os nossos dois rins filtrem cerca de 170 galões de líquido por dia. Também são muito seletivos, evitando a passagem de contaminantes.

O atual sistema de purificação de água da Estação Espacial Internacional é muito pesado, tem de ser substituído a cada 90 dias e não consegue filtrar certos contaminantes, por isso, a NASA está a pensar substitui-lo pelo da Aquaporin A/S.

Mas não é só no Espaço que esta tecnologia pode fazer a diferença. Mais de dois mil milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável e, mesmo em países desenvolvidos, muitas pessoas não confiam na água da torneira para beber.

A empresa está a trabalhar com algumas companhias de tratamento de águas residuais, localizadas na Dinamarca e na Hungria, para remover micropoluentes e microplásticos dessas águas, evitando que estes acabem no mar.

Além disso, no mês passado, lançou um sistema de filtração para ser usado debaixo do lavatório que funciona sem eletricidade. Este sistema, que custa 650 euros, está atualmente direcionado para o mercado europeu, mas Jensen planeia expandir para os Estados Unidos, Índia e China nos próximos dois anos.

À medida que a produção aumentar, o objetivo a longo prazo é oferecer um produto acessível às regiões com maior escassez de água. “Acredito realmente que podemos fazer a diferença”, afirmou ao canal televisivo.

Filipa Mesquita Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …