Filtro desenvolvido para a EEI pode vir a fornecer água a quem mais precisa

A empresa que desenhou um novo sistema de purificação de água para ser usado na Estação Espacial Internacional (EEI) está a basear-se nesta mesma tecnologia para desenvolver uma ferramenta que pode vir a ser capaz de fornecer água potável às regiões com mais escassez.

A Aquaporin A/S é a responsável por este novo sistema que usa proteínas chamadas aquaporinas. “É essencialmente o mecanismo que permite que a água atravesse a membrana celular das células vivas”, disse à CNN Peter Holme Jensen, CEO da empresa dinamarquesa.

Na natureza, são estas proteínas que permitem que as raízes das plantas absorvam água do solo, como também que os nossos dois rins filtrem cerca de 170 galões de líquido por dia. Também são muito seletivos, evitando a passagem de contaminantes.

O atual sistema de purificação de água da Estação Espacial Internacional é muito pesado, tem de ser substituído a cada 90 dias e não consegue filtrar certos contaminantes, por isso, a NASA está a pensar substitui-lo pelo da Aquaporin A/S.

Mas não é só no Espaço que esta tecnologia pode fazer a diferença. Mais de dois mil milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável e, mesmo em países desenvolvidos, muitas pessoas não confiam na água da torneira para beber.

A empresa está a trabalhar com algumas companhias de tratamento de águas residuais, localizadas na Dinamarca e na Hungria, para remover micropoluentes e microplásticos dessas águas, evitando que estes acabem no mar.

Além disso, no mês passado, lançou um sistema de filtração para ser usado debaixo do lavatório que funciona sem eletricidade. Este sistema, que custa 650 euros, está atualmente direcionado para o mercado europeu, mas Jensen planeia expandir para os Estados Unidos, Índia e China nos próximos dois anos.

À medida que a produção aumentar, o objetivo a longo prazo é oferecer um produto acessível às regiões com maior escassez de água. “Acredito realmente que podemos fazer a diferença”, afirmou ao canal televisivo.

  Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …

"Amazónia está próxima do ponto de não retorno", alerta ex-ministra brasileira

Ex-ministra brasileira do Meio Ambiente alertou, este sábado, para a aproximação da Amazónia de uma catástrofe ambiental de proporções planetárias, durante um evento da Universidade Estadual da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB). "A Amazónia já está próxima …

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …